Cotidiano

Diretor da Saatchi & Saatchi é suspenso após fala sobre diversidade

2016 927117680-201608010712183505_RTS.jpg_20160801.jpgNOVA YORK E LONDRES – Kevin Roberts, diretor presidente da agência de publicidade Saatchi & Saatchi foi suspenso pela Publicis, dona da empresa, depois que o executivo disse, em entrevista ao site Business Insider, que algumas mulheres não têm ?ambição vertical? e que o pequeno número de mulheres em cargos sênior não é um problema.

?Eu não acho que (a falta de mulheres em cargos de liderança) é um problema. Eu apenas não estou preocupado com isso porque elas estão muito felizes, são muito bem sucedidas e estão fazendo um ótimo trabalho?, destacou.

Ainda de acordo com o texto publicado, Roberts afirmou não gastar qualquer tempo com questões de gênero, uma vez que o debate sobre diversidade de gênero já acabou no mundo da publicidade.

Na entrevista ele alega que algumas mulheres, em pontos-chave de suas carreiras, não quiseram liderar negócios e pessoas, e que os gestores deveriam refletir sobre como lidar com as ambições de funcionários de ambos os sexos que ?simplesmente querem ser felizes e fazer um ótimo trabalho?.

?A ambição delas (mulheres) não é uma ambição vertical, é essa ambição intrínseca, circular de ser feliz?, afirmou o executivo, segundo o site. ?Então elas dizem: ?Nós são estamos nos julgando por aqueles padrões que vocês, homens idiotas que parecem dinossauros nos julgam??.

REAÇÃO NA EMPRESA

A Publicis informou que pediu a Roberts para entrar de licença imediatamente, uma vez que o grupo não tolera ?qualquer um falando por nossa organização que não valorize a importância da inclusão?.

No Publicis Groupe, há uma divisão de gênero próxima dos 50% para cada um em toda a equipe, enquanto na Saatchi & Saatchi as mulheres representam cerca de 65% dos funcionários, como parte de um esforço da agência para tentar refletir os consumidores dos produtos que anuncia, contou Roberts ao site.

A Reuters não conseguiu contato com Roberts para que o executivo comentasse a situação. E a Saatchi & Saatchi não repassou qualquer resposta de seu diretor.

As críticas vieram também de dentro da agência. Um dos que se posicionaram contra foi Robert Senior, diretor executivo global da Saatchi & Saatchi:

? Kevin Roberts deu o que são seus pontos de vista pessoais sobre o assunto da diversidade de gênero. Contudo, esses pontos de vista não são meus, e também não são a posição da agência.

Em entrevista à rádio BBC, Kate Stanners, diretora criativa da Saatchi & Saatchi também questionou Roberts.

? As mulheres não pulam fora. Eu acredito que nós queremos os cargos superiores ? afirmou, acrescentando que houve uma forte reação dos funcionários da própria agência e do grupo.