Cotidiano

Dia Mundial da Segurança do Paciente é celebrado no Complexo Hospitalar Uopeccan

A campanha Setembro Laranja tem como principal objetivo mobilizar pacientes, familiares, colaboradores e profissionais de saúde sobre a importância dos seis protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Dia Mundial da Segurança do Paciente é celebrado no Complexo Hospitalar Uopeccan

O Complexo Hospital Uopeccan passa a celebrar a partir desta segunda (13) até dia 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A campanha Setembro Laranja tem como principal objetivo mobilizar pacientes, familiares, colaboradores e profissionais de saúde sobre a importância dos seis protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS).  Entre eles estão; identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre profissionais de saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente correto, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão. 

“Essas metas garantem a qualidade e a segurança do paciente, diminuindo o risco de eventos e tornando um tratamento mais acolhedor e humanizado. Deste modo, melhora de forma contínua os processos de trabalho, aumentando a credibilidade do hospital”, destacou a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente de Umaurama (NSP), Karla Danielly da Silva.

De acordo com o enfermeiro do Núcleo de Segurança do Paciente de Cascavel, André Garcia, a instituição tem por missão apoiar iniciativas de proteção e acolhimento de todos, que necessitam dos atendimentos. “Todos os dias precisamos falar sobre a prevenção e proporcionar reflexões aos profissionais de saúde sobre as formas disponíveis de garantirmos segurança durante o processo de assistencialismo”, enfatizou o coordenador da NSP.  

A Uopeccan conta com o NSP desde 2013, o qual tem como objetivo a melhoria contínua dos processos de cuidado, a disseminação sistemática da cultura de segurança e a garantia de boas práticas de funcionamento no serviço de saúde. “Através das atividades, palestras e campanhas desempenhadas pelo setor conseguimos identificar supostas falhas e prevenir acidentes, oferecendo assim mais segurança. Por isso, nesta semana estaremos entregando folders e trazendo orientações para pacientes e colaboradores”, finalizou.

 

Fonte: Assessoria Uopeccan