Cotidiano

Dez toques essenciais para você passar bem pelo Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 5 e 6 de novembro de 2016 em todo o país. Confira dez coisas que todo candidato precisa saber para se dar bem.

1. Leia o edital

Para organizar os seus estudos, é importante saber o que Enem exige dos candidatos, além de regras gerais. Você pode encontrar essas informações no Edital do Exame, documento que vale a pena ser lido na íntegra.

2. Decifre a lógica do TRI

Você e seu amigo podem acertar a mesma quantidade de questões em uma das provas do Enem e muito provavelmente não terão a mesma nota. Isso acontece porque o exame utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo estatístico que atribui grau de dificuldade às questões. Dessa forma, cada questão tem uma característica muito particular. E já que, nesse contexto, TRI não significa três vezes campeão, leia o Guia do Participante para entendê-lo melhor.

3. Amplie o seu repertório

O Enem é uma prova interdisciplinar, ela exige que o aluno relacione informações, interprete dados representados de diferentes formas e tome decisões para enfrentar situações e problemas. Logo, quanto mais você se informar por meio de artigos, livros, revistas e jornais, melhor preparado vai estar para interpretar informações, gráficos e mapas.

4. Treine com provas anteriores

No site do Ministério da Educação (MEC), o candidato pode encontrar as avaliações dos anos anteriores. Essa prática não só treina o conhecimento, mas também ajuda na questão de familiarização com o modelo da prova.

5. Aprenda a controlar o tempo

O Enem é praticamente uma prova de resistência. São 90 questões por dia, muitas horas de duração e um nível alto de exigência na atenção aos enunciados e interpretação de texto. Por isso é importante que o candidato esteja preparado para resolver a prova no tempo disponível. Quer saber? Treine!

6. Seja pontual no dia da prova

Os portões serão fechados às 13h, horário de Brasília, em todos os locais de prova. Quem chega em cima da hora passa por estresse desnecessário e quem se atrasa perde a prova. Para não virar notícia na internet , visite o seu local de prova antes e programe-se para chegar com pelo menos uma hora de antecedência.

7. Documentos em dia

No dia da prova é obrigatório apresentar um documento original de identificação com foto. Não serão aceitos documentos ilegíveis, não identificáveis, danificados ou cópia de documentos, mesmo que autenticadas. Se você tiver perdido o documento ou sido roubado, poderá apresentar o Boletim de Ocorrência, expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

8. Itens proibidos no dia da prova

O Enem permite somente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Lembre-se disso: não é permitido lápis, lapiseira, borrachas, materiais com informações, como livros, manuais, folhas impressas ou anotações, claro!

Também são proibidos óculos escuros, boné, chapéu, fone de ouvido, gorro e similares. Caso o candidato esteja utilizando esses objetos, eles deverão ser mantidos no porta-objetos. Portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de autorização, tambem é proibido.

9. Condutas que podem resultar na eliminação do participante

A regra é clara, não pode fazer bagunça. O candidato será eliminado se agir com incorreção ou descortesia com qualquer participante ou pessoa envolvida no processo de aplicação das provas. Não pode: perturbar a ordem no local de provas; comunicar-se durante as provas com outro participante; portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação; utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros; utilizar material de consulta durante a prova.

10. Erros que podem zerar a Redação

A redação será zerada se o estudante fugir do tema; não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa (escrever um texto narrativo, por exemplo); apresentar um texto com até sete linhas; escrever impropérios ou desenhos; desrespeitar os direitos humanos; ou deixar a folha de redação em branco, mesmo que tenha escrito no rascunho.