Cotidiano

Depois de muita chuva, tempo volta a ficar seco e gelado nesta sexta-feira no Sul

A noite desta sexta será muito fria no Sul e há previsão de geada para o fim de semana

Depois de muita chuva, tempo volta a ficar seco e gelado nesta sexta-feira no Sul

Nesta sexta-feira (11) o sol e o tempo seco voltam a predominar sobre quase toda a Região Sul do Brasil, depois da chuva forte dos últimos dias. Só há previsão de um pouco de chuva no litoral do Paraná. O litoral catarinense, o norte e o leste do Paraná têm muitas nuvens, mas não chove. O ar frio que se espalha sobre a Região faz a temperatura baixar ao longo do dia. A noite desta sexta será muito fria no Sul e há previsão de geada para o fim de semana em Curitiba.

Uma grande frente fria avança sobre o Brasil e espalha muita nebulosidade sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta sexta-feira. Há previsão de chuva para o norte e leste de São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro, para a maioria das áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo, para o norte de Mato Grosso do Sul e para quase todas as regiões de Goiás e de Mato Grosso.

Há condições para chuva nesta sexta-feira nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, em Goiânia e em Cuiabá.
O sol e o tempo seco ainda predominam no nordeste e norte de Mato Grosso, no norte de Goiás, no Distrito Federal, no Noroeste Mineiro, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Rio Doce e no norte do Espírito Santo.

Cascavel 

Nesta sexta-feira o dia será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
A temperatura fica entre 10°C e 18°C. Não há previsão de chuva. Até às 16h as temperaturas devem ser de 18°C e tendem a cair ao longo do dia.

O fim de semana será gelado em Cascavel e as temperaturas ficam entre 6°C e 18°C no sábado e 7°C e 19°C no domingo sem probabilidade de chuva.

Sudeste e Centro-Oeste

Uma grande frente fria avança sobre o Brasil e espalha áreas de instabilidade sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do país. As nuvens de chuva já cobriram São Paulo e o Mato Grosso do Sul e nesta sexta-feira (11) avançam sobre o Rio De Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A nebulosidade da frente fria deve chegar ao Distrito Federal no fim de semana.

O ar frio de origem polar que vem junto com esta frente fria já afastou as nuvens carregadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nesta sexta-feira, as nuvens de chuva saem também do Paraná.

Áreas de instabilidade ainda crescem sobre a  Região Norte por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade.

A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre o extremo norte do Nordeste.

Chuva avança para o DF no fim de semana

Na Região Nordeste do Brasil, há condições para rápidas pancadas de chuva na faixa litorânea, desde o sul da Bahia até a região de Natal, com a presença do sol ao longo do dia. Sol e pancadas de chuva no litoral e no norte do Ceará, em Teresina e no norte do Piauí. O litoral do Maranhão tem muitas pancadas de chuva a  qualquer hora. O centro, oeste e leste maranhense tem sol e pancadas de chuva a partir da tarde. O ar seco e o sol predominam nas outras áreas da Região Nordeste.

Sol, calor e ar seco ainda são observados sobre o Tocantins, no sul e leste do Pará. O Amapá e o litoral do Pará têm muitas nuvens e chuva frequente no decorrer do dia. Em Roraima, no Amazonas, no Acre, em Rondônia e nas demais áreas do Pará, as pancadas de chuva acontecem principalmente à tarde e à noite.

Fonte: Climatempo