Cotidiano

Dengue: 5º LIRAa do ano aponta risco médio

Assis Chateaubriand – A dengue é sempre motivo de preocupação. Pensando nisso, a Prefeitura de Assis Chateaubriand vem promovendo ações por todos os bairros para controle do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. Equipes de endemias percorrem espaços públicos e privados, vistoriando locais que possam acumular água e servir como criadouros do inseto.

Nesta semana, os agentes realizaram o 5º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) de 2018, que apontou índice de 1,2% como resultado. Isso significa que, em média, a cada 100 imóveis visitados, em 1 foi encontrado foco do mosquito. O índice classifica o município como de médio risco para uma epidemia, já que o Ministério da Saúde preconiza abaixo de 1% como nível ideal.

“Apesar de o índice se apresentar um pouco acima do recomendado, podemos dizer que, atualmente, a situação está controlada em Assis Chateaubriand. No entanto, é preciso ficarmos atentos, pois com a chegada do calor, combinado com constantes chuvas, cria-se o ambiente ideal para proliferação do inseto e o aumento de casos de contágio”, alerta o diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin Camilo.

O levantamento foi realizado de 10 a 14 de setembro. Nesse período, foram vistoriados 1.147 imóveis e em apenas 17 foi constatada a presença de larvas do Aedes.

“Nosso trabalho está sendo feito. Agora, precisamos que a população faça sua parte, cuidando com a limpeza de seus quintais e terrenos, afinal, uma simples tampinha de garrafa é o suficiente para criação do mosquito e, consequentemente, possível contaminação de pessoas em uma grande área”, reforça o secretário municipal de Saúde, Agnaldo Vieira.