Cotidiano

Defesa Civil registra 40 ocorrências por conta das fortes chuvas

Chamados são, principalmente para entregas de lonas em residências que tiveram o telhado afetado pelo vento e chuva de granizo

Defesa Civil registra 40 ocorrências por conta das fortes chuvas

A Defesa Civil de Cascavel registou 40 ocorrências de solicitação de auxílio desde que as chuvas começaram na sexta-feira (1º) até ontem (5). Com as fortes chuvas de granizo na tarde dessa quarta-feira (6), 13 pedidos foram atendidos.

De acordo com Marcio Ribeiro, coordenador da Defesa Civil, os chamados foram para entrega de lonas em razão de telhas quebradas ou deslocadas, e ainda calhas e rufos entupidos que provocam acumulo de água nos telhados e, por consequência, infiltração nas paredes, goteiras pelo forro e pela laje.

“Além de danificar os bens materiais, o piso fica molhado e escorregadio, o que pode provocar quedas que geram contusões e fraturas, principalmente em crianças e idosos. A Defesa Civil de Cascavel está em alerta e aumentou sua atenção nestes dias de chuva para oferecer um melhor pronto atendimento”, diz Marcio.

 

Emergência 

Em caso de emergência, a população deve ligar para os Bombeiros no 193, para a Defesa Civil no 199 ou para a Central de Monitoramento do Munícipio de Cascavel pelo 153.

Orientações da Defesa Civil:

– Realizar uma revisão em sua casa e identificar alguma fragilidade que possa provocar algum dano, ficar atento.

– Em caso de vendaval ou granizo, procurar um abrigo seguro e evitar coberturas metálicas frágeis, ficar em baixo de árvores, uma vez que os galhos ao caírem podem ferir.

– Não parar debaixo de torres de transmissões elétricas, a eletricidade é transmitida facilmente pelas áreas alagadas.

– Não subir em telhados, os reparos devem ser feito por profissional especializado para evitar quedas.

– Manter calhas e rufos limpos para que a agua da chuva possa seguir o fluxo normal e não acumular.

– Evite contato com a água da inundação, pois o risco de contaminação é grande.

– Evite atravessar as águas com o carro ou a pé, pois há risco de ser arrastado pela correnteza e de cair em bueiros ou em buracos ocultos formados pela erosão.

 

Alerta

A Defesa Civil do Estado do Paraná emite alertas de prevenção via celular através de SMS. Para se Cadastrar basta a pessoa enviar um SMS com o número + o CEP de sua rua e enviar para 40199 e será cadastrada, a mensagem é gratuita.

(Secom)