Cotidiano

Crea-PR condecora profissionais no Prêmio Destaque Profissional 2021

Homenagem será entregue em novembro, durante o 47º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), em Foz do Iguaçu

Vinte e três profissionais do estado foram eleitos no Prêmio Destaque Profissional 2021, premiação realizada e organizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). A iniciativa vem do Colégio de Entidades de Classe (CDER), do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e do Colégio de Inspetores (CDIN), de caráter exclusivamente cultural e de reconhecimento ao trabalho realizado pelos profissionais, os ciclos de premiação são realizados anualmente pela autarquia.

Os vencedores representam as oito regionais do Crea-PR no estado: Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Apucarana, Curitiba, Pato Branco, Cascavel e Guarapuava. Há três categorias: Educador Destaque, Carreira Destaque e Profissional Destaque. “O objetivo é valorizar o bom exercício da atividade profissional. Na categoria Carreira, os critérios considerados são a solidez do profissional no mercado e sua história. Na Profissional, elegemos um profissional que obteve relevância em algum trabalho que executou e, na Educador, valorizamos profissionais que têm atuação importante na área acadêmica, reconhecido pelos seus pares e objetiva ainda a aproximação do Crea-PR com as Instituições de Ensino”, explica o Gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes, sobre a oitava edição do evento.

Prattes explica como funciona o processo de indicação e eleição. “Nós temos três colegiados que elegem os nomes indicados pelas Entidades de Classe e Instituições de Ensino. Esses colegiados são compostos por diretores de Entidades de Classe, conselheiros e inspetores do Crea-PR e ainda pelos diversos professores que atuam como coordenadores de cursos nas áreas afetas ao Sistema”. Os premiados receberão o reconhecimento durante o 47º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), agendado para acontecer entre os dias 11 e 12 novembro, em Foz do Iguaçu. “Vamos fazer um evento híbrido. Convidaremos todos os vencedores para comparecerem presencialmente, se assim quiserem e tiverem disponibilidade, obedecendo, claro, a todos as medidas sanitárias estabelecidas pelas autoridades”, completa.

Oeste em destaque
Na região oeste paranaense, três profissionais foram eleitos nas categorias: profissional destaque; educador destaque e carreira destaque. Manoel Marcio Chaves é Engenheiro Agrônomo formado em 1977 e foi o vencedor da categoria carreira destaque. Ele foi gerente regional de diversas empresas, tais como Bunge, Trevo, Fertiza, Heringer, Copebrás, Mosaic e Atanor. Foi presidente da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel – AREAC, e posteriormente presidente da Federação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Paraná. Atua como docente de pós-graduações da região e atualmente ocupa o cargo de chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Núcleo de Cascavel.

“Estou muito lisonjeado. Essa premiação é fruto de uma carreira de mais de 40 anos, que me proporcionou muitas experiências valorosas. Estou agradecido pelo reconhecimento e tenho certeza de que o prêmio vem para colorir o meu currículo e dar ainda mais destaque a minha trajetória”, pontua Manoel.

Já na categoria educador destaque, o vencedor foi Izan Gomes de Lacerda, Engenheiro Civil. Ele conta que foi surpreendido com a revelação, pois considera uma homenagem que coroa toda a trajetória traçada até aqui.

“A emoção é enorme e sinto muito orgulho de receber esta homenagem. Esse reconhecimento que me é concedido neste momento, certamente coroa minha carreira que teve início no longínquo julho de 1977, quando iniciei meu estágio em uma empresa de engenharia e que nesses últimos dez anos, também como professor, possibilitou disseminar os conhecimentos adquiridos com alunos de engenharia civil da FAG e de outras instituições”, pondera Izan.

Na categoria profissional destaque, o reconhecimento foi para Alisson Ray Ostjen, Engenheiro Civil formado pela UTFPR, em 2014. Hoje, ele é Secretário de Coordenação e do Planejamento da prefeitura de Marechal Cândido Rondon e garante: o título recebido é bastante honroso e gratificante.

“Fiquei muito feliz com a indicação inicial e, agora, com o prêmio, fico ainda mais alegre e grato. É sempre muito bom ser reconhecido, ainda mais quando buscamos fazer um trabalho correto e justo. sempre procuramos fazer trabalho certo e correto. É um incentivo para que continuemos nessa jornada, com motivação e alegria”, enaltece Alisson.

O nome dos premiados pode ser acessado pelo www.crea-pr.org.br/ws/premio-destaque-profissional .