O ex-deputado federal Nelson Meurer, que cumpre pena de 13 anos e 9 meses na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, foi internado no fim da tarde de terça-feira (7) com suspeita de covid-19. As informações são de Michelli Arenza, da RPC de Foz do Iguaçu.
Meurer é o primeiro político condenado na Lava Jato.
Segundo a direção da penitenciária, ele apresentou sintomas de gripe -principalmente tosse -, foi atendido por um médico no presídio e depois encaminhado para a Policlínica São Vicente de Paula, um hospital particular de Francisco Beltrão.
O primeiro teste de covid-19 de Meurer deu negativo, e agora aguarda resultado de uma contraprova.
O diretor da penitenciária, Marcos Andrade, informou que os presos que fazem o trabalho externo fizeram testes para covid-19 e todos testaram negativo.
Mesmo assim, os que apresentaram sintomas de gripe foram medicados.
Para evitar contaminação em massa, o presídio tem tomado alguns cuidados. “Não recebemos presos sem que tenham passado por testagem e quarentena. Reformamos a cadeia pública de Francisco Beltrão para abrigar os novos presos da região sudoeste. A cadeia foi automatizada pra evitar o contato com os agentes”, explica Andrade.
Na terça-feira, a Prefeitura de Francisco Beltrão informou que 12 dos 30 presos que estão em quarentena na cadeia pública testaram positivo para a covid-19.