Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Drones e dengue, Processo seletivo

Coluna ADI pelo Paraná: Drones e dengue, Processo seletivo

Coluna ADI pelo Paraná: Drones e dengue, Processo seletivo

Drones e dengue

O aumento de focos de Aedes aegypti em Curitiba fez a prefeitura adotar uma nova estratégia para evitar a entrada da doença na cidade. Agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde estão usando drones para inspecionar terrenos de difícil acesso e empresas de grande extensão. Quando o agente identifica uma área de difícil acesso, agenda a inspeção com o uso da tecnologia. O drone faz a captura das imagens e em caso de identificação de situação risco criadouros do mosquito o proprietário é notificado para regularizar a situação.

 

Processo seletivo

Startups paranaenses da área da saúde interessadas em parceria com o Tecpar podem participar do processo seletivo para incubar suas empresas na incubadora do Intec. O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressalta que a Intec é a primeira incubadora de base tecnológica do Paraná e oferece suporte para criação de mais de 100 negócios inovadores.

 

Segredos do poder

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fábio Camargo, vai estrear em breve um canal do Youtube onde promete revelar todos os segredos do poder. “Estou aproveitando a oportunidade deste canal para trazer as verdades a mais de uma centena de processos, medidas postas e interpostas, das quais a partir de agora nós poderemos trazer a verdade. Não só a verdade, mas a tranquilidade de que as instituições funcionam. Venha se inscrever, n’Os Segredos do Poder”, disse.

 

Diesel no Brasil

O preço médio do óleo diesel no País chegou a R$ 6,943 e atingiu o maior valor nominal da série histórica, iniciada pela ANP em 2004. O valor compreende o período de 15 a 21 de maio de 2022 e não considera os valores do óleo diesel S 10, que foi incluído nos levantamentos da ANP somente a partir de 2013. A diferença entre esses dois tipos de combustível está na quantidade de enxofre presente na composição. O óleo diesel S500 tem o teor máximo de enxofre permitido de 500 mg/kg, enquanto o S10 possui o teor máximo permitido de 10 mg/kg.

 

Campeãs

Em grande medida por conta de sua proximidade com o Paraguai, o Paraná fechou o ano de 2021 como o ‘campeão brasileiro’ de apreensões por contrabando e descaminho nas rodovias federais. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal e foram divulgados no Anuário 2021 da PRF. O Paraná liderou as apreensões de bebidas, cigarros, eletrônicos, equipamentos de informática e medicamentos. Importante destacar, ainda, que os dados consideram as mercadorias que foram flagradas em trânsito por estradas federais.

 

Calendário

A UFPR publicou o calendário acadêmico para 2022. Para a maioria dos cursos de graduação e educação profissional e tecnológica (duração de 15 semanas), as aulas do primeiro semestre terão início no dia 6 de junho. O segundo semestre letivo começa no dia 17 de outubro e segue até 25 de fevereiro de 2023.

 

Cartilhas

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo lançou uma série de cartilhas educativas sobre a fauna paranaense. O material de educação ambiental tem como foco o público infanto-juvenil. Os temas foram divididos em fauna urbana, vitimada, animais de companhia, animais da fazenda, fauna ameaçada de extinção, fauna marinha, abelhas nativas sem ferrão e turismo ecológico.