Cotidiano

Chineses fogem de Pequim por causa da poluição

China Pollution

PEQUIM ? Pelo quinta dia consecutivo, moradores da capital chinesa foram obrigados nesta quarta-feira a vestir máscaras para suportar a poluição atmosférica, que alcançou níveis nocivos à saúde, mas alguns desistiram e estão buscando refúgio fora de Pequim. De acordo com Michelle Qi, porta-voz do site de passagens aéreas Qunar.com, as buscas de destinos com termos como ?evitar poluição? e ?limpar os pulmões? dispararam nos últimos dias.

As vendas de passagens de Pequim para o sul da China, incluindo regiões costeiras como a província de Hainan, quadruplicaram nesta semana. Destinos no exterior, como Japão e Tailândia, também estão em alta. O norte do país está sendo afetado por níveis recorde de poluição, que provocaram o fechamento de fábricas e escolas.

Para os que não podem deixar a cidade, resta tentar sobreviver sob a espessa nuvem de poluição.

? Meu marido e eu realmente queríamos sair, mas nossa companhia não nos deixou tirar folgas, então não tivemos escolha senão vestir máscaras e ir tossindo para o trabalho ? disse em entrevista à Reuters Jane Wang, de 27 anos, que trabalha num centro de pesquisas automotivas. Sua mãe voou para Hainan, onde a família possui uma casa de veraneio, para evitar a poluição.

TOPSHOT-CHINA-ENVIRONMENT-POLLUTION-POLITICS

Durante o inverno, é comum o registro do aumento nos níveis de poluentes por causa do excesso na demanda por energia para aquecedores. Para manter o fornecimento, usinas térmicas movidas a carvão são acionadas. A nuvem tóxica cobre grande parte do norte do país, afetando ao menos 460 milhões de pessoas, de um total de 1,3 bilhão de chineses.

Nesta quarta-feira, Shijiazhuang, capital da província de Hebei se juntou a outras 20 cidades e decretou alerta vermelho por causa da poluição. Nesse estágio, é posto em prática um plano de emergência, que inclui o fechamento de indústrias poluentes e o sistema de rodízio nos transportes.

China Pollution (2)

Assim como as metrópoles vizinhas Pequim e Tianjin, a secretaria de Educação de Shijiazhuang determinou na noite de terça-feira o fechamento das escolas primárias, mas as secundárias continuam abertas. A medida provocou polêmica nas redes sociais.

?Vão esperar que fiquemos doentes para resolver??, questionou um internauta, segundo a AFP.

CHINA-ENVIRONMENT-POLLUTION-SMOG

VENTOS TRAZEM ESPERANÇA

Os níveis de poluição atmosférica em Shijiazhuang dispararam, superando a marca de 1.000 microgramas por metro cúbico. A Organização Mundial da Saúde recomenda exposição máxima, por período de 24 horas, a concentrações de 25 microgramas por metro cúbico.

De acordo com a imprensa estatal, a previsão do tempo traz alívio para as regiões mais afetadas pela poluição. A Autoridade Climática Nacional prevê que ventos no norte do país a partir desta quarta-feira carregar os poluentes e aliviar a situação para milhões de pessoas.