Cotidiano

Cascavel registra 113 novos casos de Aids no primeiro semestre

Mortes causadas pela doença tiveram redução de 62% de janeiro a junho

Cascavel – Atualmente 1,5 mil pessoas recebem acompanhamento contra o HIV/Aids no Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias), em Cascavel. De janeiro a junho deste ano, foram registrados 113 novos casos da doença no município, ou seja, 1,2 diagnóstico a cada dois dias. Em relação ao mesmo período do ano passado houve o acréscimo de apenas um caso, quando foram 112 diagnósticos positivos.

Já o número de óbitos diminui consideravelmente se comparado um período ao outro. Este ano foram cinco mortes nos seis primeiros meses e em 2014 foram 13 óbitos, queda, portanto de 62%.

Dos 113 novos casos deste ano, 25% são mulheres e 75% são homens. Ao todo foram realizados 1.104 testes rápidos no primeiro semestre, destes 59 tiveram resultado reagente para HIV.

De acordo com a coordenadora do Cedip, Josana Dranka, a procura pelos testes acirra durante as campanhas.

“A população procura o centro para o teste rápido quando são feitas campanhas nacionais. Tem aumentado muito o número de solicitações de exames de hospitais privados e em consultórios. Isso é muito bom. Infelizmente muitas pessoas são diagnosticadas com HIV/Aids quando já estão com o sistema imunológico comprometido e com doenças oportunistas que  agravam o quadro de saúde”, comenta.

Ainda segundo Dranka, mitos ou informações errôneas levam muitas pessoas a não pensarem que são portadoras do vírus.

“Uns afirmam que são muito jovens ou muito velhos para ter a doença. Outros acreditam que apenas algumas pessoas possam ter ou acham que nunca vai acontecer com ela. Mulheres casadas também acreditam não ter e é aí que se enganam. E o passado sexual do parceiro? E a fidelidade?”, completa Dranka.

(Com informações de Eliane Alexandrino)