Saúde

Cascavel confirma mais 673 e dengue já soma 2,6 mil casos confirmados

De acordo com o boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade passou de 1.936 de casos positivos para 2.609, um avanço bastante significativo para apenas uma semana

Cascavel confirma mais 673 e dengue já soma 2,6 mil casos confirmados

Cascavel – Assim como no auge da pandemia do novo coronavírus, a dengue está cada vez mais próxima e, infelizmente, presente no dia a dia das pessoas. O aumento de casos de dengue em Cascavel vem ocorrendo desde o começo do mês de março, quando uma onda de casos positivos vem aumentando e sendo confirmada a cada semana, Nesta semana, por exemplo, foram confirmados mais 673 novos casos da doença no boletim divulgado ontem (5).

De acordo com o boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade passou de 1.936 de casos positivos para 2.609, um avanço bastante significativo para apenas uma semana. Clair Wagner, gerente da Divisão em Saúde Ambiental, disse que existem ainda mais 5.208 aguardando resultado de exame, além da confirmação de um óbito de um idoso de 87 anos, morador do Bairro Claudete.

“Pedimos mais uma vez que cada um assuma o seu compromisso e responsabilidade quanto a prevenção, porque podemos combater o mosquito não deixando água parada. Estamos em um período de muita chuva e calor e precisamos nos comprometer e evitar que a nossa família e nossos amigos adoeçam e sobrecarreguem os serviços de saúde. Só juntos vamos conseguir eliminar os criadouros”, apelou a gerente.

O bairro com maior número de casos apontado pelo boletim continua sendo o Coqueiral com 304 casos confirmados, seguido do Cascavel Velho com 277 e, em terceiro lugar, a região central com 140 casos. Outros bairros também aparecem com um número bastante alto da doença como o Santa Cruz, Floresta, Parque Verde, Interlagos, Brasília, Presidente e Canadá.

Os números são do calendário epidemiológico que iniciou no começo de agosto e vai até o fim de julho deste ano. A maior parte dos casos confirmados pelos os serviços de saúde são da Upa Veneza com 585 casos e a Upa Brasília com 431. A maior parte das pessoas que ficaram doentes, tem de 20 a 29 anos, percentual de 18,86%, em seguida de 30 a 39 anos com 17,02% e de 40 a 49 anos com 16,44%.

 

Mudanças no atendimento

Para conseguir atender a demanda de pacientes que procuram os serviços de saúde, o fluxo de atendimento mudou e seis unidades de saúde estão prestando atendimento das 18h às 22h de pacientes com sintomas da doença. As unidades dos bairros Presidente, Cancelli, Colmeia, Floresta, Nova Cidade e Santa Cruz é que prestaram este atendimento, mas durante o dia o atendimento será normal para todas as patologias. Além disso, a Unidade de Saúde da Família Tio Zaca terá atendimento exclusivo das 8h às 22h, se tornando uma extensão da UPA Tancredo Neves, atendendo apenas pacientes com sintomas de dengue.

A orientação é de que as pessoas que tenham sintomas sugestivos de dengue não procurem as unidades de pronto atendimento, mas as unidades de saúde que estarão abertas para este tipo de atendimento. Os sintomas da doença são dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, febre, manchas pelo corpo, devem procurar essas unidades para atendimento médico.

 

Foto: Secom