Cotidiano

Casal monta barraco em canteiro em plena Avenida Brasil

O casal de viajantes está instalado em Cascavel há cerca de dez dias

Cascavel – Os dias frios e chuvosos são considerados os mais difíceis para sair de casa. Qualquer pessoa não desperdiçaria a chance de ficar debaixo das cobertas, exceto Rogério Santos Diniz e Anita Gissiele dos Santos.

O casal de viajantes está instalado em Cascavel há cerca de dez dias, com uma barraca de acampamento e uma lona para se proteger do frio. Eles estabeleceram casa temporária no canteiro central da Avenida Brasil, esquina com a Rua Vicente Machado.

“Sou do Rio Grande do Sul e meu marido é de Cascavel mesmo. Nós viajamos por várias cidades e ganhamos dinheiro fazendo malabares”, explica Anita, de 32 anos.

O casal que está temporariamente na cidade veio visitar a família de Rogério, mas o pouso foi estabelecido na rua mesmo.

“Neste tempo muitas pessoas vieram incomodar. Acham que somos ladrões, ou drogados. Mas trabalhamos fazendo malabares, não pedimos esmola, e o dinheiro que ganhamos no sinal [semáforo] conseguimos comprar comida e guardamos para as passagens”.

Ela garante que o único vício que possui é o cigarro. O casal já passou por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Uruguai.

“Nós não temos medo de acampar na rua, mas sabemos que existe o risco de alguém fazer alguma maldade”, explica Anita.

Nesta semana, o casal recebeu a visita da assistência social do Município, mas garante que não quer ajuda.

“Nós não queremos ir para o albergue. Ele é meu companheiro, nós ficamos juntos e se vamos para estes locais temos que nos separar. Nós não precisamos de auxílio, mas à noite vemos muitas pessoas dormindo na rua para usar drogas. São essas pessoas que a assistência deve procurar”, aponta Rogério.

(Com informações de Nathalia Lehnen)