Publicidade

COTIDIANO

Captura de escorpiões

17 de maio de 2018 às 11:06
Publicidade

Durante o dia eles têm por hábito se manter escondidos, em troncos, galhos e buracos. Com o anoitecer, os temíveis escorpiões surgem e o perigo é por conta do veneno que injetam pelo ferrão e que pode até mesmo causar a morte, principalmente em crianças e idosos.

A equipe de Endemias de Cascavel está atenta à captura dos escorpiões e na manhã de terça-feira (15) fez vistorias no Bairro Alto Alegre. “No caso em questão, o morador havia encontrado um escorpião amarelo. Além da residência, a busca ativa é realizada nos imóveis vizinhos”, esclarece a Secretaria de Saúde.

Ações periódicas no mesmo intuito são realizadas em outras regiões da cidade. “Realizamos ações de educação em saúde quando demandado pela população sobre os animais peçonhentos, busca ativa de escorpiões amarelos, quando são encontrados por moradores, além do monitoramento de residências onde já foram encontrados escorpiões amarelos anteriormente”, ressalta a secretaria.

As espécies mais preocupantes são Titys (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião preto ou marrom). Em áreas urbanas o escorpião amarelo é encontrado principalmente nos entulhos próximos de casas e terrenos baldios.

Em números

No ano passado 12 pessoas foram picadas por escorpiões. Neste ano quatro acidentes com escorpiões pretos já foram causados e a equipe de Endemias tem recebido o maior número de ligações para a captura da espécie.

O alerta é para se evitar lixos e entulhos em casa e que durante a limpeza a população use EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE