Cotidiano

Campanha contra a gripe entra na reta final com 44% de cobertura

A campanha de vacinação contra a doença começou no dia 12 de abril e deve seguir até 9 de julho

Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe).
Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe).

Curitiba – A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) entra na última semana com apenas 44,7% da população-alvo vacinada. Dados do Sipni (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações) mostram que até essa sexta-feira (2), o Paraná havia aplicado 2.057.050 vacinas contra a gripe. O público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde é de 4.479.320 paranaenses. A campanha de vacinação contra a doença começou no dia 12 de abril e deve seguir até 9 de julho.

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) orientou, na última semana, a abertura da vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade, independente de condições pré-existentes como comorbidades, deficiências ou categorias profissionais.

O Ministério da Saúde já destinou mais de 3,8 milhões de vacinas para o Estado, e deve enviar mais um quantitativo nos próximos dias. “Não podemos deixar vacinas estocadas. A imunização contra a influenza é necessária para proteger contra as Síndromes Respiratórias Agudas Graves e também para auxiliar no diagnóstico da Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A meta vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é de que ao menos 90% da população alvo tome a vacina. Dentre os grupos prioritários convocados ao longo da campanha, apenas a população indígena atingiu a meta de imunização, com 90,1% de cobertura. Em seguida, com mais de 50%, os grupos de crianças de seis meses a menores de seis anos com 66,2%, puérperas 58,5%, gestantes 57,3%, trabalhadores de saúde 56,4% e idosos 55,2%.