Policial

Caminhonete com 50 quilos de camarões congelados é apreendida no oeste

No veículo também estava um mapa do desvio que era utilizado para orientação de como desviar da barreira da Operação Muralha

Caminhonete com 50 quilos de camarões congelados é apreendida no oeste

Servidores da Receita Federal apreenderam uma caminhonete carregada com aproximadamente 50 quilos em camarões congelados por volta das 21h30 desta segunda-feira (25).

Durante fiscalização no desvio da barreira do pedágio de São Miguel do Iguaçu-PR, os servidores da Receita Federal abordaram uma caminhonete carregada com 50kg de camarões congelados provenientes da Argentina.

Os servidores também encontraram um mapa com indicações de como desviar da barreira da Operação Muralha. As equipes, que já fazem fiscalizações na região, irão reforçar as ações nessas rotas. A mercadoria foi retida e encaminhada para a Vigilância Agropecuária.

Ninguém foi preso, porém serão enviadas Representações Fiscais para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos.

Dois ônibus são retidos e encaminhados para Alfândega de Foz

Nesta segunda-feira (25), no âmbito da Operação Muralha/Hórus, dois ônibus foram retidos na barreira de fiscalização instalada na BR- 277, em São Miguel do Iguaçu, carregados com mercadorias e eletrônicos de origem estrangeira.

O primeiro ônibus, com placa de São Paulo, foi abordado às 19h. Diante da grande quantidade de mercadorias estrangeiras encontradas em seu interior, o ônibus foi retido, lacrado e encaminhado para a Alfandega de Foz do Iguaçu para posterior verificação.

O segundo ônibus, com placa de Goiânia, foi abordado às 20h30. A equipe de fiscalização verificou que o motorista levava grande quantidade de celulares em sua bagagem pessoal. Diante dessa situação, o ônibus foi conduzido até a Alfandega de Foz do Iguaçu, onde foi lacrado para posterior fiscalização.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

A Operação Muralha é coordenada pela Receita Federal em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Mili-tar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná – DIEP), Justiça Estadual, Ministério Público Estadual da Comarca de São Miguel do Iguaçu e Receita Estadual do Paraná.

A Operação Hórus faz parte do Programa V.I.G.I.A. do Ministério da Justiça e Segu-rança Pública com o objetivo de coibir os crimes transnacionais. Ela é realizada de forma integrada pela Receita Federal do Brasil, Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná (BPFRON), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Cen-tro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, Força Nacional de Segurança Pública e Exér-cito Brasileiro, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Estas iniciativas estão inseridas no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas frontei-ras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repres-são aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, ar-mas e medicamentos, entre outros.