Cotidiano

Brasil tem 10.274 casos confirmados de sarampo

Brasília – Do início de 2018 até 8 de janeiro de 2019 o Brasil registrou 10.274 casos confirmados de sarampo. Atualmente o País enfrenta dois surtos da doença: no Amazonas, onde há 9.778 casos e, em Roraima, onde há 355 ocorrências.

Casos isolados foram anotados em São Paulo (3), Rio de Janeiro (19), Rio Grande do Sul (45), Rondônia (2), Bahia (2), Pernambuco (4), Pará (61) e Sergipe (4), além do Distrito Federal (1).

Foram registrados ainda 12 óbitos por sarampo: quatro em Roraima, seis no Amazonas e dois no Pará.

Os surtos, segundo o Ministério da Saúde, estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus que circula no Brasil é o mesmo da Venezuela, país com surto da doença desde 2017.

Por meio de nota, o ministério informou que a explosão de casos confirmados no Amazonas é resultado de uma força-tarefa realizada no fim de 2018 em Manaus, quando mais de 7 mil casos que estavam em investigação foram concluídos.

O ministério encaminhou no último ano 15,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para atender a demanda dos serviços de rotina e a realização de ações de bloqueio nos seguintes estados: Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Sergipe, além do Distrito Federal.

Certificado

O Brasil tem até o mês que vem para reverter os surtos de sarampo, sob pena de perder o certificado de eliminação da doença concedido pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) em 2016.