Cotidiano

Brasil contabiliza 80 mortes por dia no trânsito; educar é a saída

Brasil contabiliza 80 mortes por dia no trânsito; educar é a saída

Cascavel – Mesmo com uma redução de 30% no número de mortes causadas por acidentes de trânsito ao longo de dez anos (2011-2021), o Brasil ainda registra uma grande quantidade de óbitos decorrentes desse tipo de acidente. Em 2021, foram em torno de 30 mil, o que significa cerca de 80 mortes por dia.

É por isso que ações de conscientização sobre responsabilidade no trânsito continuam sendo essenciais a fim de reduzir o número de acidentes. Pensando nisso e na exposição dos representantes comerciais aos riscos do trânsito, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná, o Core-PR, participou da Semana Nacional do Trânsito. Em 2022, ela também marca o início das comemorações de 25 anos do Código Brasileiro de Trânsito.

“Nós, do Core-PR, estamos ao lado dos representantes comerciais em todos os momentos, inclusive trabalhando para a conscientizar sobre os cuidados e atenção no trânsito. Dirigir de forma responsável e defensiva é zelar pelo nosso próprio bem-estar e pelo daqueles que dividem as ruas e estradas conosco. É também uma forma de manter nossos familiares e amigos diariamente mais tranquilos”, afirmou o presidente do Core-PR, Paulo Nauiack.

 

Juntos salvamos vidas

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, as ações do Core-PR envolverão a divulgação, pelas redes sociais, de informações sobre que atitudes representam responsabilidade no trânsito. Entre elas está uma série de vídeos que apresentam justamente alguns comportamentos que ainda muito comuns e que representam alto risco para motoristas, passageiros e pedestres.

Um deles trata do uso do celular enquanto dirige, principal distração dos motoristas brasileiros, de acordo com pesquisa da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). Conforme a instituição, a chance de um acidente aumenta em até 23 vezes se o motorista estiver digitando uma mensagem enquanto dirige, devido à falta de atenção ao que está acontecendo na pista.

Outro vídeo trata da adoção desnecessária de uma direção mais ofensiva, com acelerações e frenagens bruscas ou o desvio intenso e irresponsável de outros veículos. Por fim, o terceiro vídeo da série aborda a questão da alta velocidade, principal causa de mortes no trânsito. Todos eles explicam os riscos decorrentes de cada comportamento, além de outras desvantagens que eles podem trazer.

“O objetivo é fazer com que os motoristas que assistirem aos vídeos, principalmente os representantes comerciais que acompanham nossas redes, reflitam sobre suas atitudes no trânsito e sobre como pequenas mudanças podem fazer toda a diferença para a segurança de todos”, diz Nauiack.

Foto: Portal SOT

+++

Conscientização a 7 mil motoristas no Paraná

Cascavel – O Sest/Senat, que possui 13 unidades operacionais no Paraná dentro do Sistema Fetranspar se preparou para fazer uma grande mobilização para alcançar cerca de 7 mil motoristas em mais de 70 pontos estrategicamente espalhados por todos as regiões do Estado até domingo, 25 de setembro. A ação, faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano de 2022, teve como tema “Juntos Salvamos Vidas”.

As unidades operacionais presentes nas principais regiões paranaenses se juntaram a outras dezenas espalhadas pelo Brasil e ofereceram diversas atividades gratuitas e de orientação a população geral, bem como para profissionais em empresas privadas sobre como “todos podemos contribuir para a construção de um trânsito mais seguro nas estradas e dentro das cidades”.

Em diversos locais da mobilização, atividades como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, saúde bucal, atendimento psicológico, nutrição e orientações sobre segurança no trânsito foram ofertadas. “Contar com a saúde em dia também resulta em mais segurança para quem dirige, principalmente, quem faz deste ato a sua profissão. Por isso, levamos aos motoristas informações, conscientização e a ideia do dever que todos temos para alcançar um trânsito mais seguro”, disse o presidente em exercício da Fetranspar e do Conselho Regional do Sest/Senat no Paraná, Afonso Akioshi Shiozaki.

Muitas atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada e com órgãos públicos, tiveram objetivo de levar diversidade às mobilizações para a semana dedicada a conscientização do trânsito no Brasil.

+++

Educação no trânsito começa na escola

As ações da Semana Nacional do Trânsito também têm foco na educação dos pequenos. O trabalho de conscientização das crianças é mais uma das frentes das ações da Transitar em Cascavel, que acontecem frequentemente na Escola pública Municipal de Trânsito. Na sexta-feira (23), alunos da Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, do Bairro Interlagos, receberam mais um reforço para que esse conhecimento seja aprimorado.

Isso porque alunos do1º ao 5º ano receberam livros do Educa, projeto do Observatório Nacional de Segurança Viária. Os estudantes das escolas municipal de ensino Arthur Carlos Sartori, Professora Maria dos Prazeres e Dilair Silvério Fogaça também serão contemplados. Ao todo, são cerca de 2 mil livros que serão entregues gratuitamente aos alunos que vão obter em sala de aula, mais conhecimentos sobre o trânsito e a mobilidade, com conteúdo contemplado no Currículo Escolar do Município. O projeto deverá ser ampliado para mais unidades.

De acordo com a encarregada do Setor de Educação de Trânsito e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura, o Educa é um programa de educação no trânsito para as escolas que têm o objetivo de subsidiar a realização da educação para o trânsito, como tema transversal na educação básica e também promover de forma contextualizada, permanente, com significado o aprendizado. “O programa também contribui para incluir a educação para o trânsito nas políticas públicas e em projetos políticos pedagógicos de escolas públicas e privadas, além de instituir um projeto de educação no trânsito e promover a intersetorialidade no tratamento do tema, então a gente pode juntar o tema trânsito com os demais conteúdos que são trabalhados em sala de aula. As atividades são interativas e incentivam o protagonismo do aluno, além disso jogos e outros recursos também são utilizados para avaliar o interesse e participação do aluno. É um livro consumível, o aluno poderá recortar, escrever, sem problema nenhum”, explica.

Os livros foram entregues a cidade de Cascavel, por conta da relevância do município no contexto de trânsito. O conteúdo passou pela aprovação da coordenação da Transitar e também da Secretaria Municipal de Educação. “Mais uma vez Cascavel se destaca no cenário nacional como um município escolhido para trabalhar a educação de trânsito, visto as ações que acontecem aqui e todo o trabalho desenvolvido enquanto gestão de trânsito”, pontua Moura.

 

QUEDA NOS ATROPELAMENTOS

A escolha da primeira entrega na Escola Municipal Francisco Vaz de Lima não foi aleatória. A unidade tinha um significativo número de atropelamentos, mas o cenário mudou após o projeto Rua Segura. “A partir do momento que foi modificada essa via, ou seja, uma faixa elevada foi colocada lá, foi alterado o lugar onde de entrada das crianças. Antes eles entravam na via principal, agora eles utilizam a via de acesso ao lado, da Avenida Interlagos, desde então não tem mais problema de fluxo, nem reclamações”, destaca Luciane de Moura.

 

Foto: Transitar