Economia

Audi anuncia retomada de produção de carros no Brasil a partir de 2022

Produção da montadora no país está parada desde 2020. Retomada na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, foi anunciada nesta terça (14), com dois modelos

A Audi anunciou nesta terça-feira (14) a retomada da produção de carros da montadora alemã no Paraná a partir de 2022. A fábrica fica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde a Audi divide linhas de produção com a Volkswagen.

Desde fevereiro deste ano, a produção da fabricante está parada no Brasil. Entenda mais abaixo.

Para a retomada, segundo a empresa, a produção será dos modelos Q3 e Q3 Sportrack.

Até a publicação desta reportagem, uma data específica para reinício da produção não havia sido confirmada, mas a previsão é que isso deve ocorrer no segundo semestre do ano que vem.

O anúncio foi feito durante a realização de um evento, em São Paulo, que contou com a presença do governador do Paraná Ratinho Junior (PSD).

Atividades paradas

 

A Audi anunciou uma suspensão temporária da produção no Brasil quando a antiga geração do A3 Sedan chegou ao fim, em dezembro de 2020.

Outra razão também apontada pela montadora foi o não pagamento por parte do Governo Federal dos créditos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) previstos no programa Inovar-Auto.

A iniciativa foi criada no governo Dilma Rouseff (PT) com o objetivo de estimular a produção nacional.

Entre os benefícios estava a devolução às montadoras que investissem na fabricação no país até 30% pagos sobre o IPI na venda de modelos importados.

Nesta terça, a empresa afirmou que o assunto está em negociação.

(G1 Paraná)