Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (05), em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 601/20, de autoria do deputado Soldado Fruet (PROS), que insere no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado no município de Itaipulândia, e incorpora a peregrinação anual de romeiros até o Santuário no Calendário Oficial de Eventos do Paraná.

“Itaipulândia é uma cidade localizada no extremo oeste do nosso Estado, conhecida por sua expressiva produção agrícola, mas que cada vez mais galga seu espaço como expoente paranaense do turismo, principalmente religioso”, destacou o Soldado Fruet. No ponto mais alto da cidade, a 367 metros de altitude, está o maior monumento de adoração a Nossa Senhora Aparecida do País, com 26 metros de altura. Além de Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é protetora do município de Itaipulândia.

Para celebrar o dia 12 de outubro, data nacional de devoção à santa, conforme a Lei nº 6. 802, de 30 de junho de 1980, milhares de fiéis se dirigem à Itaipulândia. Em 2019, cerca de 50 mil pessoas, vindas de diversas cidades da região, compareceram ao Santuário. Além disso, anualmente, na semana do dia 12 de outubro, vários romeiros fazem uma peregrinação de aproximadamente 70 quilômetros, de Foz do Iguaçu até Itaipulândia, como forma de penitência e agradecimento pelos milagres atribuídos à Padroeira. Devido à grande importância do Santuário e ao expressivo número de fiéis que participam da peregrinação, o deputado do PROS propôs o reconhecimento oficial do local e do evento.