Uma das grandes novidades de 2019 é a sala de inovação que foi implantada no Colégio Santa Maria, em Cascavel. Trata-se de uma série de materiais e atividades baseados em novas tecnologias como a robótica. Para melhor aproveitamento dos projetos e do espaço, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro as professoras da Educação Infantil (Nível 4 e Nível 5), fundamental 1 e professores de matemática do fundamental 2 e Ensino Médio tiveram uma capacitação intensiva com o professor Daniel, do Projeto Pense Matemática, que é uma das grandes novidades da “innovation room”.

Foram duas manhãs e duas tardes muito produtivas com diversos materiais que serão utilizados pelos nossos alunos: Lego Education, VC maker, Micro bit, atividades de robótica, programação e muitas novidades que farão parte das aulas neste ano letivo que se inicia.

Comprometidos com as exigências de uma Educação 4.0, os profissionais do Colégio Santa Maria estão se empenhando para formar estudantes com habilidades e conhecimentos que lhes permitam compreender o mundo ao seu redor. Cidadãos que reconheçam seus problemas e sejam capazes de elaborar soluções criativas, pois um dos princípios desse desafio, que é a educação tecnológica, é criar ambientes propícios para o desenvolvimento da cultura da inovação, o que permite maior aproximação e conexão entre alunos e educadores, gerando os sentimentos de pertencimento e comunidade.

Semana pedagógica

Também na semana pedagógica as professoras e as auxiliares da Educação Infantil do Colégio Santa Maria tiveram assessoramento direto com a coordenadora do Infantil da Editora Positivo, professora Luciane, quando tiveram a oportunidade de conhecer, manusear e explorar todos os materiais dos grupos 3, 4 e 5, que foram todos reformulados já na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), trazendo os cinco campos de experiência. Foi uma manhã muito produtiva e com certeza contribuiu para a formação das professoras.