Variedades

Alecrim para ter mais saúde

A erva possui uma série de propriedades terapêuticas e é uma das mais utilizadas na psicoaromaterapia

Alecrim para ter mais saúde

O alecrim, também conhecido como rosmaninho, é uma planta que exala um cheiro forte e agradável. Quando encontrada no formato de óleo essencial, a erva possui uma série de propriedades terapêuticas e é uma das mais utilizadas na psicoaromaterapia.

O aroma do alecrim, chamado de óleo da transformação e da verdadeira justiça, é benéfico para pessoas apáticas e passivas, que precisam de impulso para seguir em frente com seus objetivos e coragem para não desistir de seus ideais e metas.

A indicação se estende para quem tem pressão baixa, pois a alecrim aumenta a tensão arterial. Ele também alivia dores musculares,tensões, torcicolos, reumatismo, dores de cabeça, estafa mental. Os povos antigos acreditavam que o alecrim reforçava a memória. A erva era queimada em escolas e universidades a fim de inspirar os estudantes.

Apesar das inúmeras propriedades terapêuticas do óleo essencial de alecrim, seu uso é contraindicado durante a gravidez, em crianças com menos de sete anos, epiléticos e hipertensos.

Além do óleo essencial, também é possível tomar banho com o chá de alecrim. Esse ritual ajuda a eliminar mágoas profundas, além de promover uma limpeza energética e purificação. A dica é preparar uma infusão com alguns galhos de alecrim e depois do banho jogar a mistura no corpo, do pescoço para baixo. Esse banho deve ser feito uma vez por semana.

Fonte: Personare