Cotidiano

Ações sociais e de meio ambiente marcaram a Semana do Voluntariado Paranaense

Iniciativa do Governo do Estado, as atividades foram realizadas por seis parceiros estratégicos: Copel, Sanepar, Tecpar, Celepar, Portos do Paraná e Ceasa

Ações sociais e de meio ambiente marcaram a Semana do Voluntariado Paranaense

Doação de sangue, lives educativas, plantio de mais de 500 mudas de plantas, retirada de 18,3 toneladas de resíduos de mananciais e a doação de 12,5 toneladas de alimentos estão entre as principais ações desenvolvidas durante a Semana do Voluntariado Paranaense, organizada pelo Governo do Estado, através da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) e realizada entre os dias 24 e 30 de setembro. O período foi marcada por solidariedade e conscientização.

Neste ano, a Superintendência Geral de Ação Solidária convidou empresas públicas para promoverem eventos online e presenciais que mobilizassem a população paranaense. Mais de vinte tipos de ações foram realizadas por seis parceiros estratégicos: Copel, Sanepar, Tecpar, Celepar, Portos do Paraná e Ceasa.

A Semana do Voluntariado Paranaense foi instituída em 1990 para incentivar e multiplicar as ações de cidadania pelo Paraná, ampliando o período de impacto do Dia do Voluntário Paranaense, comemorado em 27 de setembro. Ao todo, 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pelas Nações Unidas foram contemplados com as ações de 2021.

Confira abaixo todas as ações realizadas na Semana do Voluntariado Paranaense:

COPEL

A Companhia Paranaense de Energia promoveu ações voltadas ao cuidado com o meio ambiente, envolvendo mais de 150 empregados e outros voluntários. Uma das principais foi a distribuição e plantio de mais de 500 mudas.

Em Cascavel, a empresa também participou de um mutirão de limpeza da Sanepar que retirou 12 toneladas de resíduos e entulho da área da bacia do Rio Cascavel, na região do Lago Municipal. A ação foi realizada no dia 30 de setembro em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a ONG Amigos dos Rios, e apoio do Clube de Regatas Cascavel e do Rotary Clube Integração. Foram 130 voluntários envolvidos.

A empresa também promoveu um drive-thru para angariar doações de produtos de higiene pessoal e alimentos. Foram arrecadados 481 quilos de alimentos não perecíveis, 210 cestas básicas, 523 litros de leite, 15 quilos de doces, 488 pacotes de absorventes, além de fraldas.

Palestras e vídeos fecharam a programação da empresa durante a semana, somando mais de 850 visualizações online. O destaque foi para o Programa Iluminando Gerações, que transmitiu vídeos educativos sobre o uso consciente e seguro da energia a 1.479 alunos das redes municipais do Paraná.

SANEPAR

A Sanepar fez mutirões de limpeza de rios, córregos e barragens por todo o Paraná, reunindo cerca de 450 voluntários, entre colaboradores e parceiros. As atividades reforçaram o uso consciente da água e a importância de cuidar dos rios. No total, foram retiradas cerca de 18,3 toneladas de resíduos dos mananciais.

As ações ocorreram em sete cidades de diferentes regiões do Estado: bacia do Rio Cascavel, em Cascavel (Oeste); Barragem do Passaúna, em Curitiba; Barragem do Iraí, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba); Lago Jaboti, em Apucarana (Vale do Ivaí); Arroio da Ronda, em Ponta Grossa (Campos Gerais); Rio Nhundiaquara, em Morretes (Litoral); e Córrego Mandacaru, em Maringá (Noroeste).

PORTOS DO PARANÁ

Com 30 colaboradores envolvidos, os portos paranaenses fizeram um mutirão de limpeza da praia nas comunidades da Ilha do Teixeira e Europinha, em Paranaguá (Litoral). Foi coletado um total de 110 quilos de lixo reciclável — sendo 45 quilos de pet misto, 21 quilos de sacolinhas, 22 quilos de sucata, 9 quilos de cristal plástico especial, 2 quilos de alumínio e 11 quilos de bacia, que é classificado como utensílios de cozinha. Já de lixo orgânico, foram recolhidos 250 quilos. Todo o material foi encaminhado à Associação de Catadores Maria Pirula, que atua na região.

A entidade também promoveu, em parceria com o Hemepar, uma campanha de doação de sangue. O objetivo é que a campanha seja contínua, para atingir um marco de 100 colaboradores doadores em três meses e manter abastecido o estoque local. Para isso, um portuário por dia se disponibiliza a doar sangue para a instituição. Cada doação consegue atender até quatro pessoas necessitadas.

CEASA

Por meio do Banco de Alimentos, o Ceasa arrecadou cerca de 12,5 toneladas de alimentos com valor comercial para serem doados a famílias com insegurança alimentar. Cerca de 500 colaboradores, permissionários e produtores rurais foram envolvidos na ação, que foi de 20 a 22 de setembro. As doações foram encaminhadas a 35 instituições de Curitiba e região metropolitana.

TECPAR

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) desenvolveu palestras online com foco em auxiliar os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. Os temas abordaram planejamento da carreira profissional, construção do projeto de vida, criação de uma estratégia de negócios e desenvolvimento profissional.

A entidade ofereceu, também, um workshop sobre certificação de produtos orgânicos. No total, as ações somaram mais de 500 pessoas impactadas através das lives, disponíveis no Youtube do Tecpar.

CELEPAR

Nos dias 28 e 29 de setembro, a Celepar promoveu quatro edições do SmartEncontro, um bate-papo virtual sobre o Paraná Solidário. O aplicativo une doadores a entidades que precisam de ajuda, facilitando a comunicação para doações. Divididas em quatro turmas com inscrição prévia, as conversas somaram 73 acessos, sendo até cinco participantes por instituição. Foram 33 municípios impactados pela ação.

(Agência Estado)