Cotidiano

Acesso ao lago é fechado

O acesso ao Lago Municipal de Cascavel foi fechado preventivamente por cinco dias no fim da tarde de ontem. Após avaliação técnica e ampla discussão, a Secretaria do Meio Ambiente decidiu fechar o espaço para capturar uma onça parda que foi vista no local por guardas municipais. Também foram encontradas pegadas do felino.

lago. “Já foi identificado rastro próximo a pista do lago. E precisamos tomar todas as providências que garantam a segurança dos usuários”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Romulo Quintino.

No início da noite de ontem, foram instaladas câmeras com sensores de movimento e armadilhas (gaiolas) para possível captura da onça parda.

Ainda segundo Quintino, mesmo não havendo histórico de ataques de onça parda, “não podemos correr o risco de termos um incidente desagradável; melhor termos a segurança de uma ação preventiva que corrermos riscos desnecessários”, destacou.

Filmada

A onça foi filmada por câmeras de segurança da Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel) na madrugada de terça-feira (10) caminhando apressada na praça em frente às capelas mortuárias na região central da cidade. No vídeo é possível ver um homem que participava de um velório fugir apressadamente ao avistar o felino.

O veterinário Ilai Detoni explica ainda que o ataque de onça parda a humanos é “extremamente raro” e que o felino se alimenta de roedores de médio e pequeno porte.