Com o propósito de esclarecer dúvidas referente à Declaração do Imposto de Renda e oportunizar aos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Cascavel – Univel colocarem o conhecimento teórico na prática, é realizado todos os anos o plantão tira-dúvidas, no qual os alunos realizam os atendimentos de forma gratuita para alunos, colaboradores da instituição e toda a comunidade.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univel, Nilson  dos Santos Dias, o plantão tira-dúvidas do Imposto de Renda é um projeto ofertado há um certo tempo na instituição e visa auxiliar a comunidade para tirar dúvidas referentes a como fazer e a enviar. “Os acadêmicos de Ciências Contábeis atendem a todos que têm dúvidas sobre quem deve entregar a declaração, como fazer e entrega-la, sempre com o auxílio dos professores. A realização desses atendimentos traz um ganho para o acadêmico porque é uma atividade que eles vão realizar quando estiverem formados e, ao mesmo tempo, traz um ganho para a comunidade, principalmente quem não tem acesso a essas informações e tem a Univel como um ponto de apoio”, ressalta Nilson.

Para a acadêmica de Ciências Contábeis Elaine Rodrigues, participar do projeto, além de ser uma oportunidade para colocar o conhecimento em prática, também é uma forma de contribuir para a sociedade. “Participar do projeto do Imposto de Renda possibilita um amplo conhecimento na prática e também é uma forma de contribuir com a sociedade na entrega da declaração. É muito gratificante colocar tudo o que aprendemos em sala de aula em prática e ajudar o próximo, além de mostrar nosso trabalho e a importância do curso de Ciências Contábeis perante a sociedade”, conta Elaine.

Facilitar o entendimento da teoria e aprender a solucionar dúvidas que possam ocorrer futuramente, foram dois pontos importantes para a participação da acadêmica de Ciências Contábeis Andressa Couss. “Foi uma experiência muito boa porque, na teoria, o entendimento parece complicado, mas, quando vai para a prática, é muito mais fácil e conseguimos ver a lógica atrás de todos os lançamentos. Também temos a experiência de várias situações e aprendemos como solucioná-las e, dessa forma, será um apoio para resolver nos casos que possam ocorrer futuramente”, conta Andressa.

Por: Núcleo de Comunicação