Educação

Acadêmicos de Direito participam de Audiência Simulada

Atividade contou com a presença da Juíza Titular da Vara da Família, Dra. Sandra Regina Bittencourt e, da Promotora de Justiça titular da 6ª Promotoria, Dra. Simone Lucia Lorenz

Acadêmicos do 6º período Matutino e Noturno, do curso de Direito do Centro Universitário FAG em Cascavel, participaram de uma Audiência Simulada. A atividade foi realizada no Auditório do Bloco 02 e organizada pela professora, Marcella Brazão, que conta que as turmas foram divididas em dois grupos e trouxeram dois casos de família. "A disciplina é de "Direito da Família", e o objetivo dessa atividade, é aproximar os acadêmicos da prática, da vivência, do magistrado, da promotoria… Tirar um pouco do medo que possa existir. É para contribuir no desenvolvimento do aluno junto a sua graduação", relata.

A prática contou com a presença da Juíza Titular da Vara da Família, Dra. Sandra Regina Bittencourt, e da Promotora de Justiça titular da 6ª promotoria, Dra. Simone Lucia Lorenz. "Foi uma experiência altamente positiva, os dois casos apresentados foram muito complexos, as partes envolvidas trabalharam muito bem. Os alunos pesquisaram mesmo e trouxeram elementos e instrumentos suficientes para que chegássemos numa solução mais justa, no que diz respeito às crianças que é isso que preconiza a Vara da Família. Atividades assim são muito importantes. O que se busca do profissional da área jurídica, é que ele traga o conhecimento jurídico da doutrina, mas que efetivamente eles disponham isso nas suas peças processuais e também nas suas argumentações orais", aponta a Dra. Simone Lucia Lorenz.

"Incentivamos sempre o professor a realizar atividades como essa, que vão além da sala de aula, pois ratifica o que é passado em sala. Nesse caso, que são os alunos do 6º período, eles ainda não tiveram a prática simulada ou real, propostas na grade curricular, então isso se torna muito rico pra eles", declara a coordenadora do curso, Viviane Bianconi. "Foi muito bom, uma experiência inexplicável. Foi muito real, na verdade. Foi satisfatório tudo. Nos preparamos muito e deu tudo certo, tanto que ganhamos no caso", comemora a acadêmica, Mayara Camargo.