Educação

Acadêmicos da Univel esclarecem dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda

Projeto de alunos e professores do curso de Ciências Contábeis realizou atendimento gratuito à comunidade

Com o propósito de capacitar os acadêmicos e os inserir na vida profissional, o professor Everton Jaime Gugel coordena o projeto em que os alunos do sétimo semestre do curso de Ciências Contábeis da Univel prestam atendimento à comunidade para tirar dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda. “É um projeto gratuito, que incentiva e colabora com a sociedade. É uma oportunidade dos alunos colocarem em prática a teoria aprendida em sala de aula”, explica Gugel.

O projeto, que já é um sucesso, está no segundo ano. No sábado (21), alunos e professores atenderam a comunidade gratuitamente na Feira do Pequeno Produtor em frente à Prefeitura de Cascavel e no último domingo na Praça Wilson Joffre. “Com o auxílio dos professores e dos alunos consegui esclarecer todas as minhas dúvidas e saio satisfeito”, diz o agrônomo Elcio Pavan. O atendimento continuou na Univel nos dias 23 e 24, para quem não teve a oportunidade de estar nos outros dias.

A aluna do último ano de Ciências Contábeis, Aimee Secchi Defante, conta como foi importante o atendimento. “Muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre o que é necessário para declarar o Imposto de Renda. Tem gente com bens no nome superiores ao valor mínimo de R$ 28.559,70, mas nunca declarou, então essas dúvidas são sanadas e isso é muito bom para a população”.

Para fazer esse atendimento os alunos tiveram um treinamento prévio com os professores da Univel e ainda uma palestra com o delegado do CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), em Cascavel, Jovane dos Santos Borges. O projeto tem como objetivo fazer com que os acadêmicos passem por uma capacitação para estarem aptos a fornecer orientações sobre a Declaração do Imposto de Renda.

O coordenador adjunto do curso de Administração Nilson dos Santos Dias entende o projeto como positivo. “Os alunos receberam todas as informações sobre como declarar o Imposto de Renda e tirar dúvidas. O projeto continuará nos próximos anos na Univel”.