Cascavel – Há apenas cinco anos, abrir uma empresa em Cascavel demorava em média 90 dias. Agora, com a implantação de inúmeras fases da RedeSim, empresas de baixo risco podem, a partir das ferramentas online disponibilizadas, serem formalizadas em cinco minutos. O avanço do sistema de informatização é tão expressivo que trouxe para evento na Acic, nesta ontem (19), o vice-governador e presidente da Fecomércio, Darci Piana.

Uma verdadeira transformação foi realizada nesse período para que a RedeSim atingisse o seu atual estágio em Cascavel. O processo ocorreu de forma gradual para que cada obstáculo fosse corretamente superado. “Os desafios da integração e da digitalização são enormes. E começam nas estruturas, chegando às leis, normas, obrigações e interpretações. Mas a parceria e os resultados alcançados aqui [em Cascavel] mostram que é possível sim descomplicar e tornar a vida dos empresários e das comunidades mais fácil”, afirmou o governador Darci Piana.

O governo estadual adotou um programa de simplificação que alcança os mais diferentes setores, inclusive o campo, colocando o Paraná na vanguarda da digitalização e da rápida liberação de licenças, alvarás entre outros documentos para o funcionamento dos mais diferentes empreendimentos.

O prefeito Leonaldo Paranhos destacou que a consolidação do sistema é um marco para a cidade e traz dinamismo que reflete na economia e geração de renda no município. “De fato é uma ferramenta extraordinária, é uma ferramenta que dá impulso, rapidez, tira a burocracia, agiliza a vida dos empreendedores, das pessoas que querem produzir”, enfatizou.

 

Transformação

Mais do que a integração e a digitalização de sistemas, a RedeSim promove uma verdadeira transformação na maneira como se abre uma empresa. É possível fazer e encaminhar praticamente todos os procedimentos de forma online. A evolução, que chega a outras regiões do Brasil, é tão grande que começa a tirar o País de uma posição desconfortável no ranking de tempo despendido na abertura de empresas.

Considerando todos os tipos de empresa, segundo seu grau de risco ambiental, por exemplo, o tempo médio consumido para a abertura no Paraná é de 37 horas. Em Cascavel, com o sistema em operacionalização, 95% das consultas prévias são aprovadas de forma imediata. Há ainda outros dois passos que precisam ser vencidos, a formalização e o funcionamento. O vice-presidente da Acic, Assis Marcos Gurgacz, destacou como um dos pontos centrais desse avanço a retirada de muitas empresas da informalidade. “É um ganho, porque esses empresários, e seus colaboradores, trabalharão sentindo-se melhor amparados e mais seguros”.

“A RedeSim representa uma facilidade, uma flexibilização muito grande para o empresário na hora da abertura da empresa. Na hora que ele busca o alvará, na hora que ele entra na prefeitura ele consegue, de uma forma muito mais rápida, o alvará e todas as necessidades de licenciamento para abertura da empresa”, diz Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae no Paraná

Secom