Esportes

Pandemia afeta 16 campeonatos estaduais

O mais recente Estadual a entrar na lista é o do Rio de Janeiro

A pandemia do novo coronavírus já afeta mais da metade dos campeonatos estaduais e bagunça a agenda dos clubes brasileiros, mais uma vez. Levantamento divulgado pelo Estadão mostra que, dos 27 torneios regionais deste início de temporada, pelo menos 16 enfrentam algum tipo de restrição.

O mais recente Estadual a entrar na lista é o do Rio de Janeiro. Embora a realização do Campeonato Carioca esteja mantida neste momento, a partir de sexta-feira o torneio não terá partidas na capital por causa da pandemia. A restrição segue até 4 de abril.

Outros estados já adotaram restrição parcial dos jogos. Na prática, a competição até pode continuar, mas precisa campear outras cidades. O Paraná, por exemplo, vive situação parecida à do Rio. O futebol está vetado em Curitiba, mas liberado no interior. O Paranaense tem uma série de partidas atrasadas e tenta reajustar o calendário.

Já em São Paulo, algumas partidas serão realizadas em Volta Redonda (RJ).

A lista de estados com o calendário do futebol afetado pela pandemia tem ainda oito locais nos quais a realização de partidas está suspensa: Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte e Tocantins. Há ainda outras regiões que decidiram adiar o início das competições para esperar uma possível melhora da situação da pandemia. Cinco locais estão nessa situação: Acre, Amapá, Paraíba, Rondônia e Roraima.

Mas há também locais onde o calendário do futebol está mantido. Uma curiosidade envolve Santa Catarina. Por lá, o futebol chegou a ser suspenso por algumas semanas justamente por causa da pandemia, mas a competição foi retomada. As partidas podem ser disputadas tanto no interior como em Florianópolis.

Com a pandemia avançando e os governadores buscando saídas, a ordem do dia é ficar atento. O jogo agendado pode ser suspenso ou ter local e/ou horário alterado a qualquer momento.