O Esporte Clube Bahia venceu o Red Bull Bragantino pelo placar de 2 a 1 tarde deste domingo (16), no Estádio
Metropolitano de Pituaçu. O Esquadrão saiu na frente com Juninho, recuou demais tentando administrar o
resultado e acabou sofrendo o empate com Léo Ortiz, porém, correu atrás do prejuízo nos minutos nais e marcou com outro zagueiro, Ernando, aos 47 minutos da etapa final. Com o triunfo, o Esquadrão mantém os 100% de aproveitamento, chega aos 6 pontos e assume o 5º lugar na tabela de classificação, com um jogo a menos, já que teve o jogo contra o Botafogo pela 1ª rodada adiado devido a final do Campeonato Baiano. O Bahia agora terá dois jogos fora de Salvador, contra São Paulo e Ceará, quarta e domingo.
PRIMEIRO TEMPO
O Bahia deu a entender que seria dominante no primeiro tempo. Com apenas 30 segundos de jogo, Nino chegou ao ataque e cruzou rasteiro. Gilberto desviou de letra e exigiu defesaça de Cleiton. Mas foi só isso. Na sequência, o Esquadrão cedeu terreno para o Bragantino, que começou a trocar passes no campo de ataque e teve mais volume de jogo.
Por competência da zaga tricolor, o Bragantino também não teve grandes chances e não assustou Douglas. Os adversários chegaram a receber passes e cruzamentos dentro da área, mas Ernando, Juninho e companhia desarmavam na hora certa. O problema era que, quando o Bahia conseguia chegar ao campo de ataque, perdia a bola muito rapidamente.
Se estavam bem na zaga, a defesa fez bonito também no ataque: no momento de maior dificuldade, quando sentia pressão, o Bahia chegou ao gol quando Juninho desviou escanteio cobrado por Capixaba aos 25 minutos da etapa inicial. Depois disso, o tricolor assustou por não conseguir manter a posse de bola, e praticamente só se defendeu nos 20 minutos finais.
SEGUNDO TEMPO
A realidade é que só deu Red Bull Bragantino na etapa final. A equipe continuou com um volume altíssimo de jogo, auxiliado pelo Bahia, que recuou completamente, abdicou da posse de bola e só tentou escapar na ligação direta. Roger Machado ajudou muito ao tirar Rodriguinho e Rossi e colocar Jadson, mais marcador, e Clayson, em má fase, em campo.
Apesar do domínio de terreno, o Bragantino também não conseguiu criar chances claras. A melhor, de fato, veio aos 27 minutos, quando a bola sobrou para Robinho quase na quina da área e ele chutou rasteiro e cruzado para fora.
Só que, como dito, o Bahia ajudou: aos 31, Capixaba cometeu falta boba na entrada da área para desespero de Roger Machado. Na cobrança da falta, Aderlan mandou na área, Léo Ortiz cabeceou, Douglas pegou e no rebote o zagueiro empatou o placar.
Mesmo jogando mal, o Bahia perdeu chances. Aos 34, Cleiton saiu da área deixando o gol vazio. Saldanha ficou com a bola, mas o tricolor não conseguiu finalizar. E aos 41, Clayson tabelou com Élber pela esquerda, ficou cara a cara com o goleiro, mas conseguiu chutar por cima.
Pelo visto, só sairia gol se fosse de bola parada. Já aos 47, o Bahia conseguiu um escanteio. Élber cobrou buscando a segunda trave, onde Ernando subiu mais que o marcador e testou firme para garantir os 100% de aproveitamento.
Bahia tomou pressão do Bragantino na etapa final e cedeu o empate |
E A TABELA?
Com os seis pontos conquistados, o Bahia fica temporariamente em 5º lugar na tabela do Brasileiro. A equipe ainda pode ser ultrapassada por Atlético-GO e Sport, que ainda jogam neste domingo (16). Vale lembrar que o Esquadrão tem um jogo a menos, já que não participou da primeira rodada. O duelo com o Botafogo foi adiado porque o tricolor disputou no mesmo dia a final do Campeonato Baiano, contra o Atlético de Alagoinhas.
PRÓXIMOS JOGOS
Depois de sete jogos seguidos em Salvador e, mais especificamente ainda, no Estádio de Pituaçu, o Bahia viaja para duas partidas fora de casa. A primeira é na quinta-feira (20), às 20h, contra o São Paulo, no Morumbi. Na sequência o tricolor vai até Fortaleza, onde enfrenta o Ceará no domingo (23), às 18h, no Castelão.
FICHA TÉCNICA
Bahia 2×1 Red Bull Bragantino – 3ª rodada a Série A 2020
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba (Zeca); Gregore, Ronaldo (Alesson) e Rodriguinho (Jadson); Élber, Gilberto (Saldanha) e Rossi (Clayson). Técnico: Roger Machado.
Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan (Weverton), Léo Ortiz, Ligger e Edimar; Ricardo Ryller, Matheus Jesus e Claudinho (Bruno Tubarão); Artur Victor (Robinho), Alerrandro (Ytalo) e Morato (Weverson). Técnico: Felipe Conceição.
Gols: Juninho, aos 25 minutos do 1º tempo; Léo Ortiz, aos 31, e Ernando, aos 47 minutos do 2º tempo.
Estádio: Pituaçu, em Salvador.
Cartão amarelo: Ronaldo (Bahia); Ryller (Red Bull Bragantino)
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinicius Gomes (trio de MG)