Washington – Diante da crise econômica causada pela covid-19, Janet Yellen, a futura secretária do Tesouro de Joe Biden, pediu aos legisladores que não olhem para os gastos ou se preocupem imediatamente com o déficit das contas públicas. “A pandemia devastou” a economia dos Estados Unidos, disse Yellen, de 74 anos, em sua audiência de confirmação no Senado. “Os prejuízos são enormes (…), a nossa resposta também deve ser”, frisou.
Biden, que toma posse nesta quarta-feira (20), apresentou na semana passada um plano de emergência de US$ 1,9 trilhão que acompanhará um plano de reativação que ainda deve detalhar, se for aprovado no Congresso.
“Há um consenso atualmente: sem novas ações, corremos o risco de uma recessão maior e mais dura agora, e cicatrizes a longo prazo na economia mais tarde”, argumentou ela.
O papel dessa prestigiosa economista, ex-presidente da Fed (Federal Reserve), o banco central americano, especialista em desemprego, comprometida com as mudanças climáticas e a favor de amplos apoios econômicos, será tentar ajudar a maior economia do mundo a se recuperar das crises atuais.