Cotidiano

Propriedade rural é invadida em Guaíra

Produtores rurais estiveram ontem na Polícia Federal e na Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência

Guaíra – Cinco famílias de paraguaios (que se dizem da etnia guarani) invadiram nesta semana área de terra na divisa da propriedade de Pedro Xavier e da Itaipu, em Guaíra. Produtores rurais estiveram ontem na Polícia Federal e na Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência.

O dono da área afirma que vai entrar na Justiça para pedir a reintegração. Pedro diz que a área é produtiva e que tem todas as comprovações de que ela lhe pertence. Produtores rurais afirmam que buscam o diálogo para retirar as famílias do local sem qualquer violência ou desrespeito.

O presidente do Sindicato Patronal Rural, Silvanir Rosset, informa que os agricultores evocam o direito constitucional à propriedade e apelam às autoridades para que mandados de reintegração já expedidos pela Justiça sejam cumpridos. Oito propriedades de Guaíra e de Terra Roxa foram invadidas nos últimos anos, a primeira delas em 2007.

“Estudos da Itaipu, inclusive, comprovam que aqui não havia índio e agora esses, que na verdade são paraguaios, estão reivindicando coisas que não existem e que não são minimamente razoáveis”, afirma ele. Os agricultores de várias regiões no Brasil pedem, em Brasília, a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 205, que retira da Funai e passa para o Congresso a palavra final sobre a demarcação de novas áreas indígenas no País.