
Foz do Iguaçu - As mudanças climáticas têm intensificado eventos extremos, como enchentes, que frequentemente geram emergências. Nessas situações, muitas vezes vemos pessoas presas em seus carros, sendo levadas pela força das águas. O trabalho dos bombeiros, portanto, é essencial. Com rapidez e eficiência, eles realizam os resgates, utilizando equipamentos especializados e técnicas de salvamento.
Águas rápidas
Na sexta-feira (28), a Itaipu Binacional sediou um treinamento de salvamento em águas rápidas, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Paraná e a equipe de bombeiros da empresa. O objetivo foi preparar os socorristas para ocorrências como enchentes e “cabeças d’água” em áreas urbanas e litorâneas do estado. O treinamento aconteceu no Canal da Piracema, dentro da usina de Itaipu, durante toda a semana.
O subcomandante do Grupamento de Operações de Socorro Tático (GOST), capitão Eduardo Niederheitmann Hunzicker, explicou que, para simular uma situação real, um veículo foi posicionado no canal, com o fluxo de água controlado para simular o alagamento e o isolamento de uma vítima. “Isso nos permitiu realizar o treinamento de resgate com segurança”, detalhou.
Participaram 35 militares do GOST e da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros de todo o estado. A escolha do Canal da Piracema foi estratégica, pois permite o controle preciso do fluxo de água, com a possibilidade de adicionar obstáculos e ajustar o volume conforme necessário.
Simulado
Nos dias anteriores ao simulado com o veículo, as equipes treinaram remo e resgate em águas rápidas, incluindo descidas de corredeiras com botes de rafting. O veículo utilizado, um Fiat Palio, foi escolhido de forma aleatória a partir de doações.
O bombeiro da Itaipu, Thiago Salvalágio Brandão, destacou que esse exercício foi mais desafiador do que outros treinamentos. “Aqui, a correnteza é muito mais rápida. Aprendemos muito, e a instrução foi excelente“, afirmou.
Johnny Gonçalves Reich, bombeiro da Itaipu, ressaltou a importância do briefing e da comunicação em situações de resgate. “É fundamental avaliar a situação rapidamente, distribuir as funções e garantir a correta utilização dos equipamentos”, disse.
O coordenador do Corpo de Bombeiros da Itaipu, Márcio Rodrigo Marqueto Maurício, enfatizou a importância do treinamento. “Precisamos estar preparados para situações raras. O treinamento com os bombeiros do Paraná fortalece nosso trabalho e a segurança da comunidade.”
Ele reforçou a missão do Corpo de Bombeiros: “Estamos sempre prontos para salvar vidas e patrimônio. E para isso, treinamos diariamente, sabendo que emergências podem ocorrer a qualquer momento.”
Angel Cardoso Sanches, treinador da equipe de canoagem do Projeto Meninos do Lago, participou do simulado como vítima. “Foi uma experiência intensa, apesar de tudo estar controlado”, contou.
Também participaram do treinamento o Major Marco Antônio Ferreira Pereira e o Sargento Paulo Cesar Bonet, do 9º Batalhão de Bombeiro Militar de Foz do Iguaçu, além dos bombeiros da Itaipu Johnny da Silva Reis e Tiago Salvalágio Brandão.
Fonte: Itaipu Binacional