Cotidiano

Elogiado pela crítica, ?Invocação do mal 2? estreia nesta quinta

RIO – A história costuma se repetir: filme de terror agrada à crítica, é sucesso de público e ganha uma continuação que não se sai tão bem. Mas parece que com “Invocação do mal 2” a coisa muda um pouco de figura. O novo longa de James Wan, que estreia nesta quinta no Brasil, vem agradando aos críticos.

“O assustador raramente cai duas vezes no mesmo lugar, apesar dos esforços de muitas sequências de filmes de terror, mas mesmo que 'Invocação do mal 2' não entregue os solavancos deliciosos do seu antecessor, ele mantém um arrepio consistente”, disse Alonso Duralde, do site “TheWrap”.

O longa mereceu o olhar atento do Bonequinho do GLOBO. “A diferença em relação à mesmice que impera no estilo está nos ângulos inusitados e na movimentação de câmera do cineasta James Wan, que domina a linguagem cinematográfica e transforma os espectadores em voyeurs”, elogia Mario Abbade.

Estrelado novamente por Patrick Wilson como Ed Warren e Vera Farmiga como Lorraine Warren, O longa sobre uma (outra) garotinha possuída por forças demoníacas é a continuação do filme de 2003, que arrecadou US$ 137 milhões nas bilheterias.

Mas as experiências anteriores de Wan com continuações foram diversas. Diretor do primeiro (e elogiado) “Jogos mortais”, de 2004, ele pulou fora da franquia, que teve outros seis longas, todos espinafrados por público e crítica, assinando apenas como produtor executivo. O cineasta malaio, porém, dirigiu “Velozes e furiosos 7”, que arrecadou US$ 353 milhões na bilheteria e abriu espaço para uma oitava parte. Ele ainda estará à frente de “Aquaman”, com Jason Momoa, previsto para 2018.

“'Invocação do mal 2' é um excelente exemplo do que mais sequências deveriam aspirar a ser: únicas, mas respeitosas com o tom e o estilo estabelecido no filme original”, elogia Perri Nemiroff, do site “Collidor”. No “Rotten Tomatoes”, que reúne e elenca as críticas sobre os filmes, o thriller está com 71% de aproveitamento.