Cotidiano

Após 10h de sessão, prefeito é cassado no PR

Após 10h de sessão, prefeito é cassado no PR

O prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom, teve o mandato cassado na madrugada deste sábado (22) pela Câmara de Vereadores da cidade.
Ele foi denunciado por organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, após operação do Ministério Público (MP).
A Sessão Especial de Julgamento, em que os vereadores decidiram pela cassação do prefeito, foi iniciada às 18 horas de sexta-feira (21), e teve 10 horas de duração. Os vereadores foram unânimes em decidir pela cassação.
A decisão dos vereadores se baseou em documento da vereadora Ana Novais, relatora do processo na Câmara dos Vereadores. Ela leu a íntegra do documento no início da sessão.
Ela se baseou na investigação feita pelo Ministério Público (MP), no âmbito da Operação Metástase, deflagrada em maio de 2021. Pozzobom foi apontado pelo MP como um dos integrantes de uma organização criminosa que desviava dinheiro da Saúde do município.
O presidente da Câmara agora deve informar o resultado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que inicia os trâmites legais. Após alguns dias, o prefeito efetivamente perde o posto e o vice-prefeito, Hermes Pimentel, é nomeado prefeito.
Pimentel já é o prefeito em exercício desde setembro de 2021, quando o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) acatou pedido do MP e afastou Pozzobom.