Cotidiano

Apoio de latinos a Trump tem novo patamar mínimo nos EUA: 10,7%

US-VOTE-REPUBLICANS-TRUMP-GV72TEMPR.1.jpgWASHINGTON – O apoio dos eleitores latinos ao candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, caiu nesta semana até seu ponto mais baixo no país (10,7%), de acordo com a última pesquisa do New Latino Voice divulgada nesta sexta-feira (9). Trump alcançou um novo patamar em nível nacional com apenas 10,7% dos pesquisados dispostos a votar nele, relatou o professor de Ciência Política Eduardo Gamarra, da Universidade Internacional da Flórida (FIU).

Na semana anterior, 11,2% dos entrevistados diziam apoiar Trump, enquanto em março ? quando a sondagem começou a ser feita ? o magnata somava quase 19% de apoio latino. trump

Na Flórida, o apoio de Trump é ainda menor do que a média nacional, segundo a pesquisa de opinião semanal realizada pela FIU, em Miami. Apenas 9,1% dos latinos desse estado do sudeste dizem que votarão no magnata imobiliário, contra 13,7% da semana anterior. Os especialistas olham com atenção para as pesquisas da Flórida, pois é um dos chamados estados-pêndulo ? que não têm um candidato, ou partido, definido nas eleições.

? Ao mesmo tempo que o apoio de Trump caiu, os números de Hillary Clinton subiram mais de dois pontos percentuais” entre os latinos (74,5% para 76,8% em nível nacional em uma semana) ? acrescentou Gamarra, que também comanda o Foro Latino de Opinião Pública, condutor da pesquisa.

De acordo com o professor, a diminuição no apoio de Trump pode ser uma resposta aos polêmicos comentários feitos em um comício no Arizona. O republicano insiste em que implementará duras restrições contra a imigração ilegal e que o México pagará pelo muro que ele pretende construir na fronteira.

O discurso ocorreu pouco depois de sua surpreendente reunião com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, em 31 de agosto. O encontro foi catastrófico para a popularidade do governo mexicano e impulsionou a renúncia do ministro da Fazenda, Luis Videgaray.

Até agora, a FIU realizou 22 pesquisas semanais com um total de 200.000 hispânicos, via equipamentos móveis. A última sondagem nacional aconteceu no período de 30 de agosto até 5 de setembro com 2.564 pessoas. A amostra da Flórida foi de 2.076 votantes.