Nesta Sexta-feira Santa (29), cristãos de todo mundo relembram e revivem a “paixão e morte” de Jesus Cristo, um grupo de voluntários de Cascavel se prepara para entrar em cena e demonstrar a história que se passou há mais de dois mil anos. A “Paixão de Cristo” que relembra a vida de Jesus desde o seu nascimento até a ressurreição, será representada na noite nesta sexta-feira (29), a partir das 20h, por cerca de 150 pessoas que ensaiam todos os domingos desde outubro do ano passado, para recontar esta história de amor e sacrifício no palco.
O coordenador do grupo de voluntários, Valter Barcelos Filho, conversou com a equipe de reportagem do Jornal O Paraná e explicou que o grupo é bastante variado, com pessoas de todas as idades, desde jovens até idosos, que estão bastante empenhados no trabalho, que começou com os ensaios e segue até a “grande noite”. Toda encenação tem duração de mais de 2 horas e, tradicionalmente, reúne cerca de quatro mil espectadores. “Começamos a ajeitar o figurino e a organizar todo o cenário por volta das 3 horas da tarde, para as 8 horas da noite estar tudo pronto”, disse.
A apresentação realizada na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos na Sexta-feira Santa mantém a tradição há 19 anos. Por isso, o grupo já conta com os figurinos e a estrutura do palco, iluminação e som é sempre doada pela comunidade. “É um trabalho bastante detalhado, desde o roteiro até a apresentação. É bastante gratificante poder representar um pouco do que Jesus passou naqueles dias, demonstrando o amor e a dedicação ao próximo”, declarou Valter. O coordenador lembrou ainda que o evento não tem fins lucrativos e a comunidade é convidada a doar 1kg de alimento não perecível que, posteriormente, será revertido às famílias carentes da comunidade por meio da Pastoral do Bom Samaritano.
Na encenação de 2023, a apresentação da Rainha dos Apóstolos recebeu uma nova identidade visual, novas cenas, alteração na disposição dos palcos e telões para oferecer mais comodidade e facilitar a visualização dos espectadores. A igreja fica localizada na Rua Andrea Galafassi, 296, no Bairro Nova Cidade e a encenação se encerra no campo poliesportivo que fica ao lado do salão.
Outras encenações
A encenação também será realizada na Paróquia São Cristóvão, em Cascavel pelo Convívio Tabor. O Grupo de jovens tem confeccionado as roupas e trabalhado nos cenários para a realização da Via Sacra. A apresentação ocorre na Avenida Brasil, que será fechada e terão ainda telões para projetar a apresentação. Eles pedem para que as pessoas que vão até o local para assistir à apresentação, levem cadeiras ou bancos para que possam ficar mais confortáveis.
A Paróquia Nossa Senhora das Graças, Bairro Coqueiral, fará uma Via-Sacra no Eco Park Oeste a luz de velas a partir das 19h. Outra apresentação ocorre na Paróquia Santo Agostinho no Bairro Floresta, a partir das 20h na Rua da Garça, 458. Segundo a organização, mais de 100 voluntários se prepararam durante quase três meses para a encenação.