Cotidiano

Redução de juro fortalece a agricultura familiar

O evento também incluiu debate sobre uso, manejo e conservação do solo e da água

Cascavel – Evento promovido ontem pela Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná), no auditório do Parque Tecnológico da Coopavel, em Cascavel, apresentou as novidades do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017, entre elas, a redução de taxas do crédito rural pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

“Os juros foram subdivididos por atividade. Para a produção de alimentos, o juro caiu de 5,5% para 2,5%. Esse patamar é mais adequado às necessidades do produtor nesse momento de crise”, afirma o secretário de Política Agrícola da Fetaep, Marcos Junior Brambilla.

Segundo ele, é essencial que cada região saiba utilizar os recursos da melhor maneira. “O maior patrimônio que um o agricultor tem é a propriedade. A partir de um solo estruturado e protegido, ele consegue melhorar a sua renda, além de diminuir gastos com a manutenção de atividades”, ressalta Brambilla.

O evento também incluiu debate sobre uso, manejo e conservação do solo e da água.  “As propriedades foram se adequando ao tamanho e desempenho das máquinas e não pensando na própria proteção. Como esta região é de muitos grãos, apresenta problemas de erosão, de perda de material, e, por isso, precisamos de um bom manejo e que o produtor gaste menos e preserve a natureza”, ressalta Brambilla.

O ciclo de encontros da Fetaep contará com outras 11 palestras pelo Estado em parceria de representantes da federação, Emater, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e conselho e sindicatos de trabalhadores rurais.