Cotidiano

Governo dinamarquês faz campanhas incentivando sexo para procriação

COPENHAGUE — A taxa de natalidade na Dinamarca tem caído tanto nos últimos anos que autoridades de diferentes setores do governo organizaram campanhas, com direito a comerciais na televisão, incentivando as pessoas a fazerem sexo. Mas com o objetivo primordial de procriar. A primeira campanha a ir ao ar foi em setembro do ano passado, mostrando uma senhora idosa que sonhava com netos, mas receava não tê-los. Esse comercial foi intitulado “Faça isso pela mamãe”.

“O sistema de bem-estar dinamarquês está sob pressão. Ainda não há bebês suficientes nascendo, apesar de um pequeno progresso. E isso diz respeito a todos. Mas aqueles que sofrem mais são talvez as mães que nunca vão experimentar ter um neto”, dizia a locução do anúncio, com uma mulher dinamarquesa imaginando seu futuro neto.

Logo depois, a cidade de Copenhague, capital do país, produziu sua própria campanha convidando as pessoas a pensarem sobre a sua fertilidade. Os anúncios tinham slogans perguntando a homens se o esperma deles “estava nadando devagar demais?” e a mulheres se elas “contaram seus ovos hoje?”.

A emissora nacional do país também seguiu a linha e criou uma campanha sobre a importância da reprodução para uma população.

Nove meses depois, os relatórios do governo sugerem que a Dinamarca está às vésperas de um “baby boom”, com a expectativa do nascimento de 1.200 bebês a mais nesse verão, em relação ao ano passado.

Secretária de Saúde de Copenhague, Ninna Thomsen disse à “TV2 News” que as campanhas não foram coordenadas e que ela não queria levar o crédito pelo iminente “boom” de bebês.

— Provavelmente, não se pode atribuir o aumento de nascimentos à nossa campanha, mas é definitivamente uma boa notícia que a campanha tenha tido um efeito positivo — afirmou ela. — Foi uma surpresa para mim ver tantas campanhas sobre o mesmo assunto dentro de um curto espaço de tempo. Issp certamente resultou em pessoas recebendo muitos conselhos relacionados à fertilidade.

A idade média dos pais de primeira viagem na Dinamarca foi de 29,1 anos em 2014, cinco anos a mais do que a idade média em 1970.