Cotidiano

Uma Olimpíada para guardar no coração

Jessica Ennis_WORX.JPGA britânica Jessica Ennis foi descrita como o nome dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Sua vitória no heptatlo foi incontestável: ela foi a líder em todas as etapas, mas guardou o melhor para o final. Junto com suas adversárias, deu uma espécie de ?volta olímpica? no estádio para saudar o público. Seu gesto entrou para a galeria dos grandes momentos dos Jogos.

As Olimpíadas de Londres foram épicas, da cerimônia de abertura aos fogos de artifício do encerramento. Uma energia positiva se espalhou pela cidade, contagiando atletas, visitantes, turistas e moradores.

Dos Jogos, afirmou-se que eles não foram apenas vistos, mas sentidos por todos os espectadores ao redor do mundo ? a simplicidade, a simpatia e o desempenho dos participantes serão guardados na memória por muitos anos.

A OMEGA enviou para Londres 450 profissionais, apoiados por 800 voluntários. Foram 420 toneladas de equipamentos, incluídos 70 placares para o público, 320 placares usados em competições específicas, 180 quilômetros de cabos e fibra óptica ? recursos tecnológicos de última geração em cronometragem e gestão de dados adaptados para cada esporte. Foi a 25a participação da OMEGA em Jogos Olímpicos desde 1932. Em Londres, a serviço de mais de 10 mil atletas olímpicos e 4 mil paralímpicos, esteve presente em cada final e apresentou ao mundo um conjunto de tecnologias inéditas.

Novos blocos de largada, adaptados à pressão do pé dos atletas e não ao movimento, tornaram o registro do início das provas de atletismo mais precisos. Na natação, o ?Swimming Show?, um sistema de luzes instalado nos blocos de partida, permitiu ao público acompanhar a performance dos três primeiros colocados ao longo de todas as provas ? e saber quem foram os vencedores sem precisar checar o placar. Nas provas masculina e feminina da maratona aquática, o ?Open Water Gate?, um conjunto de antenas que captavam sinais de transponders posicionados no pulso dos nadadores, gerava informações ao longo de toda a disputa.

Na linha final, câmeras de alta definição serviram como confiável sistema de backup e foram utilizados quando os competidores estavam tão próximos que não pudessem ser ranqueados pelos transponders.

O fenômeno das águas

LONDON2012_Phelps_wins_200M_IM_WORX.JPGO nadador Michael Phelps é o maior atleta olímpico de todos os tempos. Participou de quatro olimpíadas e transformou-se em derrubador de marcas. É o único do mundo a ganhar oito medalhas em uma única edição dos Jogos, em Pequim ? desbancando o compatriota Mark Spitz, que tinha sete. Quebrou 37 recordes mundiais na carreira. No dia 2 de agosto de 2012, conquistou sua 20a medalha olímpica ao vencer a prova de 200 metros medley (quatro estilos) ? foi a 16a de ouro. Com a conquista, firmouse como o primeiro nadador a vencer a mesma prova em três olimpíadas seguidas. Só que em Londres ele não parou nisso. Com outros dois ouros e um total de 22 medalhas, tornou-se o atleta mais laureado da história, não apenas na natação, mas em todos os esportes olímpicos ? a ginasta russa Larissa Latynina era a antiga recordista, com 18 medalhas. Phelps hoje é embaixador mundial da marca OMEGA.

A um passo da universidade

Mais de 7 milhões de candidatos se inscreveram para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio ENEM) em 2015. Nos últimos anos, esse número tem aumentado, principalmente por causa da crescente demanda por profissionais com diplomas de Ensino Médio e Superior.

Amaury Alves (2 de 4).jpgO Viva Rio acredita que, para dar esse importante passo, o jovem que busca uma vaga na universidade precisa ter acesso a um ambiente inovador de educação. Para isso, apoia a criação de um novo espaço, no Cantagalo, que oferecerá uma combinação int erativa, eficiente e inovadora de atividades presenciais e online com conteúdo do Ensino Médio.

O objetivo do projeto é preparar os jovens da região para que enfrentem o ENEM com mais eficiência e confiança. No centro de estudos, os alunos terão acesso a um website com mais de 15 mil aulas produzidas em vídeo, bem como a tutorias presenciais. O projeto visa reformar e equipar esse novo espaço educacional, com o objetivo de dar mais estímulo aos jovens do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho na busca por uma vaga na universidade ou mesmo na qualificação e conclusão do Ensino Médio. A OMEGA, parceira do Viva Rio, irá auxiliar na formação de cerca de 300 estudantes a cada ano com a reforma do local e a aquisição de novos móveis e equipamentos para o centro de estudos.