Cotidiano

Os desafios da dieta a dois

RIO – É cientificamente comprovado: casamento engorda. E as mulheres, dizem os estudos, tendem a ganhar mais quilos do que os homens. Casada há dois anos, faço parte desta triste estatística. Para tentar começar a reverter o quadro, e com a ?desculpa? desta edição às vésperas do Dia dos Namorados, convenci o marido (fã confesso de hambúrguer, pizza e churrasco) a testar uma dieta a dois ? por apenas cinco dias.

Numa terça-feira de manhã, então, um carregamento de congelados chegou ao nosso apartamento. Uma caixa para mim, com um programa de 800 calorias diárias, e uma caixa para ele, com um programa de 1.200 calorias diárias. Fomos juntos ao congelador arrumar as 20 refeições e mais um bocado de sucos e comidinhas que nos alimentariam até sábado.

Para começar, pão de provolone para ele e um (micro) pão de abacate para mim. Ter direito a menos 400 calorias do que ele, por dia, foi uma questão. Para esquecer, fui malhar. No primeiro almoço, no entanto, a diferença ficou clara: risoto de cogumelos para os dois ? mas com pelo menos três colheres a mais para ele. Por que os homens precisam comer mais do que as mulheres? Resolvi mandar e-mail perguntando à nutricionista de plantão da Keep Light, empresa das marmitas.

? Quando falamos sobre alimentação versus perda de peso, temos que levar em conta o metabolismo de cada um. Os homens têm mais massa muscular do que as mulheres e, por isso, o metabolismo deles é mais acelerado, necessitando de mais calorias ? explica Natália Palmegiano.

O que também explica o fato de as mulheres engordarem mais do que os homens, mesmo comendo a mesma massinha e tomando o mesmo vinho na romântica rotina de recém-casados. Fui trabalhar pensando nisso, enquanto ele só pensava nas porções contadinhas.

? Estou me sentindo um mineiro do Chile (daquele grupo que ficou preso numa mina, com comida racionada) ? exagerou, numa das mensagens que me mandou pelo WhatsApp.

Passamos a quarta e a quinta-feira relativamente bem ? mas eu não tive forças para voltar à academia. Na sexta-feira, ele acordou com o corpo dolorido. Em tempos de zika, sugeri que fosse direto para a emergência do hospital mais próximo de casa. Mas, depois de entornar três xícaras de café preto (sem açúcar), ele recuperou a energia. Por via das dúvidas, mandei outro e-mail para a nutricionista, que me respondeu de pronto:

? O corpo sempre sente muito com mudanças de alimentação, principalmente quando estas são bruscas. Como foi relatada uma falta de energia muito grande, acredito que a ingestão calórica habitual de vocês estivesse muito longe da enviada no programa alimentar.

De fato, estávamos vivendo em clima de festa, com direito a sobremesa quase todo dia. Mesmo com a mudança brusca, eu estava indo bem com os congelados, particularmente feliz com as massas. Além do risotinho de cogumelos, o nhoque a três queijos e o espaguete verde com alho-poró descongelaram bem. O marido chegou a se divertir com os lanches e seus respectivos nomes, como a coxinha fit e o brigadeiro de whey protein, mas no fim reclamou até das embalagens de plástico:

? Isso é vida? Estamos desperdiçando plástico demais. Isso é tipo lasanha da Sadia gourmetizada.

Respirei fundo, mandei mais um e-mail para a nutricionista e botei a berinjela (quer dizer, meia berinjela) com carne moída no micro-ondas. Não resisti e acabei beliscando uns pedacinhos de brie.

? A gente tem é que tirar uma lição disso ? ele continuou falando, e eu escutando. ? Comer menos quantidade. Há quanto tempo a gente não come um peito de frango?

Mesmo contrariado, foi esquentar o jantar dele. E queimou a língua:

? Está gostosinho ? disse, enquanto raspava o prato de hambúrguer de soja com mandioquinha.

Estava realmente bom. Sim, eu provei, como provei praticamente todos os pratos designados a ele. No sábado, fui trabalhar e ele, almoçar com amigos. Chutou o balde e comeu feijoada. Na segunda, constatei na balança que tinha perdido 1,7kg; ele engordou 2kg.

? Na maioria dos casos, os homens tendem a desistir antes. As mulheres são mais persistentes, muitas vezes até pelo fato de a mídia impor tanto um padrão de beleza feminina ? diz a nutricionista.

Fiquei satisfeita com o resultado; ele faz piada e diz que perdeu ?cinco dias na vida?. Mas, para o bem do casamento, dieta a dois nunca mais.