Cotidiano

Síria é o país menos pacífico do mundo, aponta Índice Global da Paz

LONDRES ? A intensificação dos conflitos no Oriente Médio, a falta de uma solução para a crise de refugiados e o aumento das mortes por grandes ataques terroristas têm contribuído para o mundo ser menos pacífico em 2016 na comparação com 2015, apontou o Índice Global da Paz. No ranking, a Síria aparece como o país menos pacífico, seguido por Sul do Sudão, Iraque, Afeganistão e Somália.

De acordo com o Instituto de Economia e Paz (IEP), um think-tank que produz o índice nos últimos 10 anos, há apenas dez países no mundo livres de conflitos ? Botswana, Chile, Costa Rica, Japão, as Ilhas Maurício, Panamá, Qatar, Suíça, Uruguai e Vietnã.

Outro dado que chama atenção é na Europa, que embora seja considerada a região mais pacífica do mundo, sua pontuação de paz caiu na esteira dos ataques em Paris e Bruxelas. Mortes por ataques terroristas no continente mais do que duplicaram nos últimos cinco anos.

Fundador do IEP, Steve Killelea destacou que o Oriente Médio arrasta o mundo para baixo quando se trata de tranquilidade. O índice tem 23 indicadores, incluindo crimes violentos, níveis de militarização e importações de armas dos países.

? Se tirarmos o Oriente Médio do índice ao longo da última década e no ano passado, o mundo teria se tornado mais pacífico. Isso realmente destaca o impacto que o Oriente Médio tem sobre o mundo ? disse Killelea.

A maioria dos ataques classificados como terroristas concentra-se em cinco país ? Síria, Iraque, Nigéria, Afeganistão e Paquistão.

Mais de cem mil pessoas foram mortas em conflitos em 2014, um aumento de quase 20 mil na comparação com 2008. A Síria, onde cerca de 67 mil pessoas foram mortas em 2014, foi a responsável pela maior parte do aumento, de acordo com o índice.

Na outra ponta do ranking, a Islândia aparece como país mais pacífico do mundo, seguido por Dinamarca, Áustria, Nova Zelândia e Portugal.