Cotidiano

Tiroteio em shopping aberto de Tel Aviv deixa ao menos três mortos

TEL AVIV – Um ataque armado a um shopping aberto em uma área central de Tel Aviv deixou ao menos três mortos e cinco feridos, segundo autoridades locais. O episódio aconteceu durante a noite de quarta-feira, no popular mercado de Sarona. Dois atiradores foram presos, e um deles foi baleado, segundo a polícia. Haveria ainda outro suspeito.

De acordo com testemunhas, visitantes em Sarona — um popular mercado aberto que reúne lojas e restaurantes — saíram correndo após tiros começarem a ser disparados perto de um restaurante. Alguns relataram que haveria dois atiradores vestidos como judeus ultraortodoxos.

— Ouvimos muitos tiros sendo disparados — relatou uma testemunha no local.

Pouco após os disparos, a região foi esvaziada. Ambulâncias e soldados foram prontamente enviados ao local, a menos de um quilômetro do Ministério da Defesa. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu foi às pressas para a cidade para avaliar o caso.

— Foi um ataque terrorista — disse Luba Samri, porta-voz da polícia, que confirmou uma prisão.

Membros de equipes de segurança relataram que um dos feridos está em condição crítica, enquanto outros dois estão em “estado sério”. Mulheres e crianças estariam entre as vítimas.

Relatos indicam que o suspeito baleado fez o ataque usando um rifle de assalto M16. Após ser baleado, ele aparece agonizando em uma calçada no entorno.

Sarona era uma colônia estabelecida em território palestino no século XIX, e hoje é um bairro central de Tel Aviv. O complexo comercial atacado fica no centro financeiro da cidade, rodeado por construções históricas. A região é muito frequentada durante o dia e a noite. Desde 2003, o município de Tel Aviv tem feito uma série de esforços para preservar e renovar o distrito.

— O terror não irá nos silenciar, voltaremos ao trabalho amanhã — declarou o prefeito Ron Huldai.