
Cascavel – Os holofotes da gastronomia italiana mundial se voltaram, na noite desta quinta-feira (10), para o Rio de Janeiro, palco da premiação 2025 do 50 Top Pizza América Latina, um dos rankings mais respeitados do universo pizzaiolo. Em meio a grandes nomes de São Paulo, Rio de Janeiro e outros 16 países latino-americanos, o Oeste do Paraná voltou a brilhar com a Luigia Pizzeria, que, com unidades em Cascavel e Foz do Iguaçu, conquistou a 24ª colocação no pódio, reafirmando seu lugar como a única representante paranaense no ranking e a primeira do Sul do Brasil.
“Este prêmio representa uma conquista histórica para a nossa pizzaria e para todo o Paraná”, comemora a jovem empresária Luiza Zenatti Fadanelli, que participou da cerimônia da premiação no Instituto Italiano di Cultura, no Rio de Janeiro, seguida de uma celebração na Braz Pizzaria, no Jardim Botânico.
“Ser reconhecida por uma entidade italiana, referência mundial quando o assunto é pizza, é uma honra imensa. Mostra que nosso trabalho, feito com paixão, técnica, dedicação e qualidade, foi novamente valorizado por especialistas”, celebra.
Mais do que um prêmio, o ranking é um reconhecimento técnico, criterioso e legítimo, concedido por quem realmente entende de tradição. Criado na Itália em 2017, o 50 Top Pizza é um guia internacional que avalia, com olhar apurado, as melhores pizzarias artesanais do mundo. Os critérios incluem a qualidade da pizza, a origem dos ingredientes, a excelência no atendimento e a atmosfera do local. O diferencial que garante a credibilidade da premiação é o fato de os avaliadores serem inspetores anônimos.
“Não é possível se inscrever para concorrer ao ranking. É um reconhecimento espontâneo e de mérito, o que torna o resultado ainda mais especial”, explica Luiza.
Mais um reconhecimento para a conta
Mais um reconhecimento para a conta
Este é o segundo ano que a Luigia Pizzeria figura entre os grandes nomes da pizza no continente. Em 2024, o reconhecimento já havia sido histórico, quando foi considerada a 23ª melhor pizzaria da América Latina, ocupando o 12º lugar entre as melhores do Brasil, além de ser a única representante paranaense e a mais bem colocada da região Sul.
“Além da qualidade da pizza, a premiação avalia o atendimento, a atmosfera do local e a curadoria de bebidas. Esse reconhecimento me inspirou a manter a tradição da pizza napoletana, mas trazendo também a jovialidade e o jeito descomplicado de comer pizza que os italianos têm: com as mãos, saboreando cada pedaço, e acompanhada de um bom Aperol. Essa mistura de tradição e informalidade é o que procuro oferecer na minha pizzaria, criando uma experiência autêntica e ao mesmo tempo leve e descontraída para os nossos clientes”, relata.
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Patrimônio cultural
A pizza napoletana servida na Luigia Pizzeria e reconhecida novamente neste ranking é autêntica e muito mais do que comida. É um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecido pela Unesco. Feita com uma técnica que remonta aos anos 1700, tem alma, história e ingredientes respeitados. A base da massa leva apenas farinha italiana tipo 00, água mineral puríssima, sal marinho e fermento fresco. Depois de até 48 horas de fermentação natural, ela é aberta à mão, sem o uso de rolo, para preservar sua leveza.
Vai ao forno napolitano, importado da Itália, que atinge 480 °C. Em apenas 90 segundos, está pronta uma pizza de borda inflada e crocante, centro suculento e equilibrado, coberta com molho de tomates italianos, mozzarella de búfala cremosa, manjericão fresco e um fio generoso de azeite extravirgem. Um sabor que conquista até os paladares mais exigentes.