Cotidiano

Guarda Municipal de Cascavel celebra os 7 anos de implantação no município

Na manhã desta quarta-feira (28), a tradicional Escola de Governo foi comandada pela Secretaria de Segurança e Proteção à Comunidade

Guarda Municipal de Cascavel celebra os 7 anos de implantação no município

Em fevereiro de 2017, Cascavel efetivava a primeira turma da Guarda Municipal e iniciava uma importante missão na segurança pública do Município que hoje é reconhecida e serve de referência para outras cidades do Brasil. Na manhã desta quarta-feira (28), os números das ações desenvolvidas, programas e projetos foram detalhados na Escola de Governo pelo secretário Pedro Fernandes de Oliveira.

A Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade (Sesppro) é responsável pela segurança dos próprios públicos e auxilia as forças policiais na manutenção da ordem pública e combate à criminalidade. A Sesppro coordena as ações da Guarda Municipal de Cascavel (GMC) e Guarda Civil Patrimonial (GCP).

O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que a segurança é de responsabilidade do governo, seja municipal, estadual ou federal.

“Os governos precisam proporcionar às pessoas segurança pública, que não é fácil, é uma das políticas mais difíceis que tem. Eu sempre disse que a segurança pública é de responsabilidade do governo do Estado, mas sempre disse também que a cidade de Cascavel não fica omissa em fazer a sua parte. O investimento que nós tivemos em 2023 foi de 52 milhões e 800 mil reais”, ressaltou.

A Guarda Municipal atendeu, no ano passado, 6.924 ocorrências. Já a Guarda Patrimonial esteve presente em 3.839. Entre as principais ocorrências atendidas pela GMC estão casos de violência doméstica (425), recuperação de veículos (231), cumprimento de mandado de prisão (157) e apreensão de armas (33).

O secretário Pedro Fernandes lembra que os agentes da Guarda Municipal passam constantemente por cursos de capacitação e que passou a ter um núcleo de ensino próprio.

“Para nós, esse núcleo de ensino é fundamental, porque isso permite que a própria guarda forme suas turmas, com as suas doutrinas diferenciadas. A Guarda Municipal não é Polícia Militar, não é Polícia Civil, é diferente. Tem uma doutrina diferenciada, guarda cidadã, a guarda que dá a proximidade com a pessoa, que faz o contato com a pessoa, com o líder de bairro, com a comunidade, isso é guarda cidadã”, destacou.

Referência

A Guarda Municipal de Cascavel se tornou referência para outras cidades e tem levado o conhecimento para outras corporações. Recentemente, agentes de Cascavel ministraram treinamento para a Guarda Municipal de Guaíra. O inspetor da GM de Guaíra, Sérgio Lopeira, participou da escola de governo na manhã de hoje e destacou a importância do curso ministrado pelos agentes de Cascavel.

“Foi fundamental para a guarda de Guaíra evoluir. Hoje nós contamos com 37 guardas que eram antigos, mais 24 agora do concurso. Já armamos do antigo 15, e agora mais 24, isso graças à cooperação de Cascavel que teve um papel importantíssimo lá para a Guarda de Guaíra, que foi esse convênio firmado”, afirmou.

Durante a Escola de Governo, foi assinado o convênio para aquisição, por meio de locação, de novas viaturas para a corporação e detalhado como serão os trabalhos do grupo de atuação Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

Fonte: Secom