A primeira etapa da temporada 2024 da Stock Car Pro Series, marcada para os dias 2 e 3 de março, em Goiânia, trará também novidades importantes no formato da competição. A Vicar, promotora do campeonato, anunciou ontem a manutenção de duas provas no final de semana, mas agora com uma corrida no estilo sprint disputada no sábado e outra, a principal, a ser realizada no domingo. Na prática, a nova fórmula oferece aos fãs dois estilos de prova com algumas nuances que proporcionarão maior variação de estratégias e um tempo de competição também mais amplo.
Descartes
Uma modificação importante é a redução de quatro para dois descartes de piores resultados em corrida ao longo da temporada. Em outro ajuste para promover mais equilíbrio entre os resultados obtidos na pista e com vistas à disputa do campeonato, a Stock Car também alterou o sistema de pontuação. Agora, ele contempla os 30 primeiros colocados das duas provas, mantendo uma relação que concede valores cerca de 30% maiores para o resultado da corrida principal. “A prova do domingo é a maior e por isso tem um peso equivalente”, justifica Julianelli.
Stock Car 2024
12 eventos em rodada dupla. Total de 24 corridas por ano
- Corrida Sprint (sábado)
30 minutos
Pit stop: troca de um pneu
- Corrida Principal (domingo)
50 minutos
Pit stop: troca de dois pneus
- Classificatório
Q1: 2 grupos de 16 carros
Q2: 1 grupo de 20 carros
Q3: 1 grupo de 8 carros
- Grid
Sprint: inversão dos 12 primeiros no classificatório
Principal: formação original do classificatório
- Fan Push
Mais acionamentos por corrida
Períodos mais curtos de potência extra
- Descartes
Duas provas, ao invés de quatro, como em 2023
Calendário da Stock Car 2024
3 de março – Goiânia (GO)
24 de março – Velocitta (SP)
21 deabril – Interlagos (SP)
19 de maio – Cascavel (PR)
30 de junho – Velocitta (SP)
28 de julho – Goiânia (GO)
18 de agosto – Belo Horizonte (MG) *
8 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS) *
6 de outubro – Argentina
27 de outubro – Velopark (RS)/Uruguai
24 de novembro – Brasília (DF)
15 de dezembro – Interlagos (SP)
Crédito: Divulgação