Política

De deputado para instrutor?

De deputado para instrutor?

E o ex-deputado estadual Coronel Lee, que não conseguiu se eleger para a Câmara Federal em 2022, agora busca novos ares. Aposentado da Polícia Militar do Paraná, o ex-parlamentar está vendendo na internet curso ensinando a agricultores a “como se defender de invasões de terras pelo MST”. A reportagem do O Paraná apurou que o curso, com duração de três dias, custa aproximadamente R$ 6 mil.

 

Modus Operandi

Segundo o apurado pela coluna, em uma eventual invasão de terras, esses agricultores que receberam o treinamento, de maneira pré-organizada, devem se reunir para “defender” a propriedade que sofre a ameaça, antes mesmo da chegada da força policial.

 

200 mil em Foz

O município de Foz do Iguaçu deverá alcançar nos próximos dias a marca de 200 mil eleitores aptos ao voto.  De acordo com o TRE-PR, na última atualização realizada no início da semana, Foz contava com 199.778 eleitores. O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, espera que a meta seja atingida nesta sexta-feira (17), dia em que ele visita Foz.

 

Segundo turno

Caso Foz atinja 200 mil eleitores até o prazo final o fechamento do cadastro eleitoral, que é dia 8 de maio de 2024, o município passará a contar com o segundo turno já nas próximas eleições municipais, se juntando as cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e São José dos Pinhais que já possuem segundo turno no Paraná.

 

Ranking transparência

O TCE-PR divulgou o Índice de Transparência da Administração Pública de 2023 que avaliou 768 portais municipais, sendo 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores. Entre as primeiras colocadas do ranking, três cidades que fazem parte da Amop, sendo Maripá, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

 

Julgamento Moro

O depoimento do senador Sergio Moro (União Brasil) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que estava marcado para esta ontem (16), foi adiado e remarcado para o dia 7 de dezembro. O depoimento é sobre os processos de abuso de poder que podem cassar o mandato do parlamentar. Os processos são movidos pelo PL, partido do ex-presidente Bolsonaro e pelo PT, partido do presidente Lula.

 

13° antecipado

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais, que ocorrerá no dia 8 de dezembro, representando um aporte adicional de R$ 2,2 bilhões na folha de pagamento. Esta iniciativa, pelo quinto ano consecutivo, beneficiará mais de 154 mil servidores na ativa e cerca de 135 mil servidores aposentados e pensionistas.

 

Políticas públicas

Agora que aprovou as contas do governador do Paraná, Ratinho Junior, o TCE irá realizar a avaliação das políticas públicas estaduais do Governo do Paraná de 2023. O trabalho está sendo feito pela Inspetoria de Controle Externo do Órgão de Controle, com supervisão do conselheiro Ivan Bonilha. Serão realizados levantamento nas áreas de: educação, saúde, segurança, finanças e previdência.

 

Relatório LDO

O Governo Federal afastou qualquer possibilidade de apresentar emenda ou mensagem modificativa que altere a meta fiscal de 2024 no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Ontem (16), o relator da LDO, deputado Danilo Forte (União Brasil), reuniu-se com ministros da equipe econômica e da articulação política no Palácio do Planalto para tratar de possíveis emendas ao texto. O relatório deve ser apresentado até na próxima terça-feira.