Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Maior da América

Coluna ADI pelo Paraná: Maior da América

Coluna ADI pelo Paraná: Maior da América

 

 

Maior da América

Já está marcada para 13 de dezembro a inauguração do maior frigorífico da América Latina em Assis Chateaubriand. “A nossa capacidade de abate está em 8,3 mil suínos por dia. Com a previsão da entrega do quarto estágio da obra, previsto para ser concluído em 2032, serão abatidas 23,3 mil cabeças ao dia, somando as operações das unidades em Medianeira e Marechal Cândido Rondon”, disse o diretor da Frimesa, Elias José Zydek.

 

Estágios

No primeiro estágio de operação, que vai de 2023 a 2025, a projeção é que a capacidade de abate do novo frigorífico seja de 3,7 mil cabeças/dia. Para o segundo estágio, de 2026 a 2028, o total será de 7,5 mil cabeças/dia, enquanto para a etapa final, de 2029 a 2031, os abates devem totalizar 11,2 mil cabeças/dia.

 

Destaque

De janeiro a abril de 2022, as cidades do Paraná se destacaram no ranking nacional das Agências do Trabalhador que mais intermediaram empregos formais. Um terço dos municípios paranaenses estão no top100 e metade do top10. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência. Nas 10 primeiras colocações estão Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Francisco Beltrão

 

Encontro com o Papa

O governador Ratinho Junior (PSD) teve uma audiência com o Papa Francisco no Vaticano. Ratinho Junior apresentou ao Papa aos programas estaduais voltados aos idosos, foi entrevistado pela rádio Vaticano e destacou o apoio de entidades filantrópicas ligadas à Igreja Católica, como as Santas Casas de Misericórdia, no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

 

Momento especial

“Foi um momento especial poder falar com a sua santidade. Tive a oportunidade de apresentar as iniciativas do Estado em prol das pessoas idosas. O Paraná é reconhecido como um estado amigo do idoso, porque colocamos essa população no centro das políticas públicas”, disse.

 

Reembolso

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que define os procedimentos para a Aneel devolver ao consumidor os valores do PIS e Cofins pagos a mais pelas distribuidoras por meio de revisão das tarifas de energia. O texto segue para sanção. Pela proposta, a Aneel deverá fazer a revisão tarifária neste ano

 

Maior valor

Em março deste ano, o preço médio das passagens aéreas no Brasil atingiu o maior valor desde dezembro de 2012. O custo médio do tiquete aéreo chegou a R$ 648,29, superado apenas pelo preço registrado há quase dez anos, de R$ 676,37. Dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, mais da metade dos custos do setor aéreo são em dólar e só o combustível de aviação representa cerca de 30% desses gastos.

 

FGTS

Levantamento da Serasa e Banco Pan mostrou que, apesar de 92% dos trabalhadores afirmarem conhecer o FGTS, 33% ainda não sabem em que condições podem utilizar o próprio dinheiro. Entre as possibilidades menos conhecidas estão “para fazer empréstimos” (64%) e “sacar o saldo após 70 anos de idade” (58%). Foram entrevistados 2.132 trabalhadores com registro em carteira no regime CLT.

 

Combate à inflação

O Brasil foi citado em matéria na agência Bloomberg como modelo a ser seguido para combater os efeitos da inflação em produtos, alimentos e commodities. “Em um momento em que a maioria do mundo segue acumulando os problemas como quebra na cadeia de suprimentos e disparada nos preços de energia ao elevar as tarifas de importação, o Brasil, logo ele, está se abrindo para o comércio mundial”, diz o texto.