![Foto: Secom Foto: Secom](https://oparana.com.br/wp-content/plugins/seox-image-magick/imagick_convert.php?width=904&height=508&format=webp&quality=91&imagick=/wp-content/uploads/2020/04/10-Aeroporto-de-Cascavel-1320x880.jpg)
Cascavel – Falta pouco para que o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Cascavel finalmente comece a funcionar.
Esta semana, o Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) de Curitiba – departamento da Força Aérea Brasileira que regula a proteção do espaço aéreo – emitiu um parecer favorável a um documento chamado PBZPA, que é o Plano Básico de Zoneamento de Proteção de Aeródromo.
Só que o deferimento ainda não é definitivo. Segundo o engenheiro responsável pela obra e diretor da Sesop (Secretaria de Obras) de Cascavel, Sandro Camilo Rocha Rancy, falta a deliberação final, que é da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). “Com a aprovação desse Plano de Zoneamento pelo Cindacta II, que faltava, vamos encaminhar a documentação para a Anac para a última vistoria. Caso o parecer seja favorável e fique comprovado que o local atende a todas as especificações necessárias para operar, teremos então todas as liberações para que os passageiros possam utilizar o novo terminal”, explica o engenheiro.
A obra total do novo Aeroporto de Cascavel envolveu mais de dez contratos e recebeu um investimento de quase R$ 40 milhões.
A estrutura está pronta desde agosto deste ano e a previsão inicial era de que a migração do antigo para o novo terminal de passageiros ocorresse até setembro, mas foram necessários vários ajustes, revisões e esperas pelas aprovações dos documentos.
O aeroporto de Cascavel tem voos com destino a Curitiba, Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Porto Alegre, operados pelas companhias Gol e Azul.