Opinião

Coluna ADI: Lava Jato, Cabe ao Congresso, Bom trabalho!

Cabe ao Congresso

O deputado Filipe Barros (PSL) apresentou projeto de lei em que pretende retirar poderes do TSE. A proposta prevê que o poder regulamentar dos processos eleitorais sai da competência do TSE e seja transferido para o Congresso Nacional. “Essas mudanças são fundamentais, uma vez que tem ocorrido invasão de competência do TSE em prerrogativas do Poder Legislativo. Atualmente, nota-se que o TSE tem legislado por meio de resoluções, uma afronta à nossa Constituição Federal”.

Novo pedágio

Uma das propostas contidas no estudo prévio para o novo pedágio do Paraná, a ser implantado em 2021, é a criação de condições para a cobrança dos valores de tarifas. O Ministério de Infraestrutura está analisando a proposta que estabelece cobrança diferenciada em rodovias de pista simples e de pista dupla. Dos 3,8 mil quilômetros a serem pedagiados, cerca de mil são duplicados. Um dos projetos apresentados prevê a construção de 2,4 mil quilômetros de duplicações em sete anos.

Lava Jato

O TCU rejeitou o pedido feito pelo MP para que fossem investigadas possíveis irregularidades na condução da Lava Jato no Paraná, como o uso de grampos. Segundo o ministro Bruno Dantas, a matéria “foge aos limites das competências” do tribunal. Para ele, embora graves, as acusações sobre supostas fraudes cometidas na distribuição de processos dizem respeito exclusivamente ao MPF. Ainda assim, Dantas determinou que o pedido fosse encaminhado ao Conselho Nacional do MP.

Pavimentação

O deputado Paulo Litro (PSDB) solicitou à Secretaria de Infraestrutura e Logística a pavimentação da rodovia PR-364, entre as cidades de Marquinho e Goioxim, numa extensão de 44 quilômetros. “Atualmente, a estrada, que é um importante corredor entre os municípios, não possui qualquer tipo de pavimentação, causando transtorno aos motoristas, diversos acidentes que colocam em risco a vida das pessoas e se torna intransitável em dias de chuvas, necessitando de intervenção urgente quanto à sua recuperação”.

Ano letivo

A deputada Luísa Canziani (PTB) se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro para tratar sobre o texto da MP 934/20, que cria novas regras para o ano letivo de 2020, aprovada na Câmara dos Deputados. “É de suma importância o diálogo aberto com todos. Construímos o melhor texto possível graças à participação de diversas entidades educacionais, do parlamento e do Executivo. Quando o assunto é educação, precisamos ter os mesmos objetivos e garantir que nossas crianças tenham qualidade de aprendizagem”, afirma.

Casas

O prefeito Eduardo Staudt (DEM) e o deputado Hussein Bakri (PSD) fecharam parceria com o Estado para a construção de 42 casas em Missal. “A casa própria é praticamente uma unanimidade na lista dos sonhos de vida dos brasileiros. E isso tem um significado ainda maior para a população mais carente”, disse Bakri. O edital de licitação já foi publicado, as casas serão construídas no Distrito Portão do Ocoí.

Bom trabalho!

Até junho deste ano, a deputada Leandre Dal Ponte (PV) viabilizou R$ 25 milhões aos hospitais do Paraná. Da capital à região Centro-Sul e Sudoeste, foram 24 hospitais em 19 cidades. O dinheiro já está disponível e será utilizado na melhoria dos atendimentos de saúde, custeio de média e alta complexidade, e até mesmo investimento na estrutura dos hospitais.

Respiradores

União da Vitória recebeu seis respiradores destinados para o tratamento da covid-19. O deputado Alexandre Curi (PSB) destaca a atuação do juiz da comarca local, Emerson Spak, que indicou a cidade por possuir estrutura para UTI. “É uma importante ação do secretário Beto Preto [Saúde] e medida do governador Ratinho Júnior em favorecer o atendimento regionalizado. Isso evita deslocamentos e facilita a comodidade no tratamento, para pacientes e familiares”, observa.